Cerimônia
Com a presença de Lula, Zanin toma posse como ministro do STF
O evento contou com cerca de 350 pessoas na sede da Corte
O advogado do Lula, Cristiano Zanin, tomou posse, na tarde desta quinta-feira (3), como novo ministro Supremo Tribunal Federal (STF). O evento contou com cerca de 350 pessoas na sede da Corte.
A cerimônia foi acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja Silva, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ministros do governo federal, governadores e outras autoridades também estão presentes.
Leia +: Zanin toma posse no cargo de ministro do STF nesta quinta
Conforme foi definido pelo cerimonial do STF, a cerimônia durou cerca de 15 minutos. A sessão foi aberta pela presidente da Corte, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Zanin será conduzido ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo no tribunal, respectivamente.
Em seguida, o novo ministro prestou juramento de cumprir a Constituição e assinou o termo de posse. Não houve discurso.
Zanin entra na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que, em abril, se aposentou compulsoriamente ao completar 75 anos.
O novo ministro chegou ao Supremo por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e o plenário da Casa. Ele atuou como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato.
Agência Brasil
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!