Crise
Com dívida milonária, Tupperware está perto da falência; entenda
Empresa é referência mundial em potes e vasilhas domésticas
A Tupperware, marca reconhecida mundialmente em potes e vasilhas domésticas, está se preparando para entrar com um pedido de falência ainda esta semana, conforme informações de fontes ligadas ao processo.
A empresa enfrenta uma crise financeira, após anos de tentativas de recuperação em meio à queda de demanda. As ações da companhia registraram uma queda superior a 50% em Nova York, por volta das 15h53 desta terça-feira (17), após a divulgação da notícia.
O possível pedido de proteção judicial ocorre após a Tupperware ter violado os termos de sua dívida e contratado consultores financeiros e jurídicos. A empresa, que acumula mais de US$ 700 milhões (R$ 3,8 bilhões) em dívidas, está em negociações com seus credores para buscar uma solução.
Em 2023, os credores concederam uma certa flexibilidade quanto às violações dos termos de empréstimo, mas as condições financeiras da empresa continuaram a se deteriorar.
Os planos ainda não são definitivos e podem sofrer alterações. Até o momento, a Tupperware não comentou oficialmente sobre o possível pedido de falência.
Queda na demanda
Nos últimos anos, a Tupperware tem alertado para as dificuldades de manter a operação. Em junho, a empresa anunciou o fechamento de sua única fábrica nos Estados Unidos e a demissão de cerca de 150 funcionários.
Em 2022, como parte de uma tentativa de reverter a crise, houve mudanças significativas na liderança, incluindo a substituição do CEO Miguel Fernandez por Laurie Ann Goldman.
80 anos de sucesso
Fundada em 1946 por Earl Tupper, a marca se destacou pela inovação no mercado de produtos plásticos, principalmente com seus recipientes com vedação hermética. Ao longo de quase 80 anos, a empresa construiu sua base de vendas principalmente por meio de vendas diretas e encontros promovidos por consultoras independentes. Em 2022, a marca contava com mais de 300 mil vendedores independentes ao redor do mundo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!