2 mil vagas
Concurso da PF será autorizado em breve, afirma ministra
Esther Dweck informou que processo seguiu para aprovação
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou, esta terça-feira (4), que o processo de autorização para o concurso da Polícia Federal (PF) já foi encaminhado à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) para aprovação. A informação está em conformidade com a previsão apresentada pela ministra na semana passada, quando o concurso foi inicialmente autorizado. Na ocasião, Dweck ressaltou que a portaria autorizativa seria publicada em até duas semanas.
O anúncio do concurso da PF foi feito pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, após reunião no Palácio do Planalto com Dweck e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
Está na SOF para ateste. Sabemos que eles vão dar o ateste, mas não sabemos quando. Uma vez dando o ateste nós iremos publicar a portaria, pode ser nessa semana ou na semana que vem
Durante o encontro, foi confirmado que o concurso oferecerá 2 mil novas vagas para a área Policial. Deste total, 1000 vagas serão imediatas, com nomeações previstas para 2025, e as outras 1000 vagas serão destinadas a cadastro de reserva, com convocação prevista para 2026.
O edital do concurso será publicado ainda em 2025, embora uma data exata ainda não tenha sido definida. Após a aprovação da autorização, os próximos passos incluirão a formação da comissão organizadora e a escolha da banca responsável pela organização do certame.
A ministra Esther Dweck explicou que a portaria autorizativa cobrirá apenas as 1.000 vagas imediatas, com as vagas remanescentes sendo preenchidas por meio de provimento adicional no ano seguinte.
Ainda não foram divulgadas informações detalhadas sobre a distribuição das vagas por cargo, mas sabe-se que elas abrangerão os cinco cargos da área Policial, sendo: Agente, Escrivão, Papiloscopista, Perito Criminal e Delegado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!