Brasil & Mundo
Concurso: Escola de Sargentos lança edital com 1,1 mil vagas
A Escola de Sargentos das Armas (ESA) lançou, nesta segunda-feira (5), o edital com 1.100 vagas de nível médio para homens e mulheres nos cursos de formação e graduação de Sargentos das áreas Geral, Música e Saúde. As inscrições acontecem do dia 7 de abril até 4 de maio. A remuneração pode chegar até R$ 5.049.
Inscrição
O pedido de inscrição do candidato, civil ou militar, será feito por meio de ficha de inscrição, disponibilizada no site da Escola de Sargentos das Armas (ESA). O valor da taxa é de R$ 95.
A idade mínima para se candidatar é de 17 anos e máxima de 24 para a área Geral e possuir, no máximo, 26 anos para as áreas Música e Saúde, referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula.
Avaliação
A avaliação será realizada em algumas etapas. A primeira será composta pelas provas objetiva, dividida em até seis fases, referente as disciplinas de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Inglês, redação e Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, para área de Saúde e Prova de Teoria Musical para a área de Música. As provas estão agendadas para o dia 3 de outubro e os locais de prova podem ser conferidos no site do exército.
2ª etapa, composta das seguintes fases:
- a) Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no Exame Intelectual (EI)(classificado e majorado, quando convocado);
- b) Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI e apto na IS (classificado e majorado, quando convocado);
- c) Exame de Habilitação Musical (EHM), de caráter eliminatório, para o candidato, da área Música, aprovado no EI e classificado dentro das vagas destinadas aos naipes, bem como ao incluído na majoração que for convocado pela ESA para continuar no CA;
- d) comprovação dos requisitos para a matrícula, de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado nas fases anteriores, composta de: comprovação dos requisitos biográficos e heteroidentificação, para o candidato que se autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição e optou concorrer pelo sistema de reservas de vagas.
Em caso de aprovação em todas as etapas do concurso, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de aluno do 1º ano do curso de formação e graduação de sargentos nas diversas (UETE) espalhadas pelo Brasil.
Se concluir o 1º ano com aproveitamento, prosseguirá para a Escola de Sargento das Armas (ESA) ou Escola de Sargento de Logística (EsSLog) ou para o Centro de Instrução e Aviação do Exército (CIAvEx), dependendo da especialidade em que seguir, onde após conclusão do 2º ano do curso será declarado 3º Sargento do Exército.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!