Brasil & Mundo

Consulta bancária para crédito agora é de 24 meses

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central ampliou o período de consulta do histórico de dívida bancária de 12 para 24 meses. A medida é parte do Crédito mais barato da Agenda BC+, para reduzir custos de empréstimos, aumentar a educação financeira, modernizar a legislação e tornar o sistema mais eficiente.

Novas regras

A partir de agora, com autorização do cliente para consulta ao sistema, as instituições financeiras poderão verificar até 24 meses de histórico da dívida bancária. “As séries mais longas de histórico de crédito permitirão uma melhor avaliação do risco envolvido em cada operação, aumentando a competitividade e permitindo a redução dos níveis de inadimplência e de taxas de juros”, explicou o BC.
Segundo o banco, a ampliação de informações disponíveis também contribui para uma melhor avaliação do Brasil no índice Doing Business, desenvolvido pelo Banco Mundial. Com a mudança, o Brasil poderá alcançar nota máxima no indicador de profundidade de informação de crédito.
O SCR é um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, avais e fianças prestados e limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e empresas no país.

< Fora da Copa, Daniel Alves inicia tratamento de lesão no joelho Homens armados são flagrados em fuga após assaltar loja no Plaza <