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    Correios multados em R$ 114 mil por atraso em entregas no Rio

    Publicado 15/10/2021 às 10:58 | Atualizado em 16/10/2021 às 15:48 | Autor: Enfoco
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    Publicada às 10h58. Atualizada às 12h46.

    Imagem ilustrativa da imagem Correios multados em R$ 114 mil por atraso em entregas no Rio
    A empresa também sofreu a sanção por não responder as reclamações dos consumidores. Foto: Arquivo/Pedro Conforte

    O Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon RJ) aplicou multa de R$ 113.991,11 na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos após instaurar ato sancionatório e analisar a defesa apresentada pela estatal. O procedimento administrativo foi elaborado no segundo semestre de 2020, devido a um aumento de 374% das reclamações sobre os serviços prestados entre 27 de fevereiro e 4 de agosto de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

    Os servidores do Procon-RJ analisaram as reclamações recebidas e constataram que as encomendas efetivamente sofreram atrasos consideráveis. Além disso, os consumidores enfrentaram obstáculos para realizar as queixas diretamente com os Correios, diz a autarquia.

    Conforme o Procon, reclamações foram recusadas pela empresa e as que foram efetivadas, foram respondidas com explicações vagas, sem o fornecimento de qualquer perspectiva concreta de conclusão dos serviços.

    “Os consumidores tiveram que sair do isolamento social e buscar uma das agências para tentar uma resposta a respeito da não entrega das encomendas. Ou ainda para pegar os pacotes que deveriam ter sido entregues nas próprias residências. Mesmo com o aumento da demanda, os Correios não tomaram medidas para prestar um serviço de qualidade e os cidadãos foram prejudicados”, declarou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

    Por meio de nota, o Procon RJ alega que mesmo após ser notificada a dar explicações acerca das reclamações recebidas, os Correios continuaram com a resposta genérica, que os atrasos se deram em virtude da pandemia de Covid e da diminuição do efetivo de empregados, sem informar o que seria feito para melhorar a prestação do serviço.

    "A empresa afirmou ter tido um aumento considerável da demanda durante a pandemia, porém não comprovou efetiva adaptação técnica para suprir as necessidades a fim de prestar um serviço adequado", diz.

    Os Correios têm o prazo de 15 dias para recorrer da multa aplicada pelo Procon-RJ.

    Procurados pela reportagem, os Correios afirmam que ainda não foram notificados oficialmente.

    "A empresa lamenta eventuais transtornos e informa que a rotina de entrega permanece sendo executada. Os Correios também têm utilizado medidas como a execução de horas extras, contratação de mão de obra terceirizada e plantões aos sábados para minimizar os impactos aos clientes", diz a nota.

    A estatal ressalta que está trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades, essenciais para atender a população nesse momento em que mais precisa, e segue à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.

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