Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    Covid-19: mortes somam mais de 234 mil e casos, 9,6 milhões

    Publicado 10/02/2021 às 20:14 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    pessoas, pandemia, covid-19, coletivo, rodoviário, Centro
    Segundo Ministério da Saúde, 8.596.130 pessoas já se recuperaram. Foto: Pedro Conforte

    O número de pessoas que não resistiram à Covid-19 no Brasil subiu para 234.850. Em 24 horas, foram registradas 1.330 mortes. Há ainda 2.796 óbitos em investigação no país.

    Já o total de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 9.659.167. Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 59.602 novos casos.

    Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quarta-feira (10). O balanço é produzido a partir de informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

    Há, ao todo, 828.187 pessoas com casos ativos da doença em acompanhamento por profissionais de saúde e 8.596.130 pacientes já se recuperaram.

    Estados

    Na lista de estados com mais mortes estão São Paulo (55.419), Rio de Janeiro (30.950), Minas Gerais (16.233) e Rio Grande do Sul (11.169). As unidades da Federação com menos óbitos são Acre (902), Roraima (924), Amapá (1.089), Tocantins (1.437) e Rondônia (2.433).

    Em número de casos, São Paulo também lidera (1.878.802, seguido por Minas Gerais (786.653), Bahia (616.789), Santa Catarina (601.833) e Paraná (577.734).

    De acordo com o ministério, o governo do Ceará enfrentou problemas técnicos que ocasionaram na ausência dos dados do estado no boletim desta quarta.

    Itaboraí

    A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí informa que a cidade se encontra na bandeira laranja, risco moderado de contágio de Covid-19, tendo registrado até esta quarta-feira (10) 34.659 notificações.

    Foram confirmados 9.029 casos positivos de Covid-19, se encontram ainda em investigação 145. O município também já descartou 4.762 casos prováveis, mas, ainda sim, 419 óbitos foram registrados.

    Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelho (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

    São Gonçalo

    De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou sete óbitos em decorrência do novo coronavírus (covid-19) nesta quarta-feira (10), chegando a 1.320 no total.

    Até o momento, São Gonçalo contabiliza 44.789 casos confirmados, 42.592 curados, 56 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 821 em quarentena domiciliar e 1.320 óbitos confirmados.

    Os óbitos lançados no boletim de hoje são de datas retroativas, devido ao processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes.

    Maricá

    Maricá registra, até esta quarta-feira (10), 10.849 casos confirmados e 238 óbitos por Covid-19. Estão curadas da doença 10.431 pessoas e há no momento 180 casos ativos, além de 15 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

    A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira (10) o novo cronograma de ações de imunização contra a Covid-19. Pelo cronograma, a partir desta quarta é considerada a Semana 4, e estão sendo vacinados os profissionais de resgate do Corpo de Bombeiros que atuam no município, profissionais de Saúde da rede municipal com idades acima de 60 anos, pessoas entre 95 e 99 anos e, quando este contingente for encerrado, pessoas entre 90 e 94 anos. 

    Somando-se os dois últimos grupos, a meta é vacinar os 700 idosos. Estes dois últimos grupos serão vacinados em suas residências pelas equipes da Secretaria de Saúde. Para isso, é necessário apresentar documento de identidade, CPF, o Cartão Nacional do SUS (CNS) e comprovante de residência (quando não cadastrado no sistema municipal).  

    A ação não se resume apenas a esses grupos.

    "Ontem (terça-feira), após balanço das doses aplicadas e a revisão do dimensionamento dos grupos prioritários, pudemos atualizar o Cronograma Móvel - "móvel" por ser dinâmico e ajustável - e avançar na vacinação de outros profissionais de Saúde, que não estão necessariamente na linha de frente do tratamento da Covid-19, mas que também estão eventualmente expostos nas suas atividades diárias", relata a subsecretária de Saúde, Solange Oliveira, em alusão a profissionais que atuam em área administrativa, segurança ou apoio em unidades que atendem a pacientes com Covid-19. 

    "Também avançaremos no grupo dos "super idosos", aos quais garantiremos a imunização daqueles maiores de 90 anos nas próximas 3 semanas, com a chegada de novas 1.250 doses de Coronavac", afirma a subsecretária de Saúde do município, Solange Oliveira. 

    O cronograma também inclui a aplicação da segunda dose em quem já recebeu a primeira, como é o caso dos indígenas da cidade - que receberam o imunizante também nesta quarta-feira (10).

    "Maricá segue à risca as diretrizes Nacional e Estadual dessa campanha de imunização. Diferentemente de outros municípios, não está antecipando etapas sem antes garantir a reserva da segunda dose  do imunizante e a completa vacinação dos grupos prioritários da primeira fase", completou Solange.   

    Já os profissionais do Corpo de Bombeiros serão vacinados na própria instituição que atuam. Para receberem a dose, é necessário apresentar CPF, número do conselho de classe e registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) encaminhado pelas instituições de saúde do município. A meta é imunizar os oito profissionais que atuam no serviço de resgate.  

    No caso dos profissionais de Saúde da rede municipal com mais de 60 anos de idade, o planejamento será determinado pela secretaria, de acordo com a disponibilidade das doses recebidas. Os documentos necessários são os mesmos exigidos à categoria anterior. O objetivo é atingir os 100 profissionais que atuam na rede municipal. 

    Aos demais grupos, o planejamento será determinado pela Secretaria de Saúde, de acordo com a disponibilidade das doses recebidas. Havendo o imunizante, o cronograma prevê a continuidade ainda com grupos da Saúde nas semanas subsequentes.  

    Com Agência Brasil

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Família procura estudante desaparecido na Região Oceânica de Niterói

    Próximo artigo
    >

    Período de carnaval com reforço na segurança em Maricá

    Relacionados em Brasil & Mundo