Orgulho

Crianças de São Gonçalo descobrem 4 asteroides; NASA faz análise

Luigi e Dimitri Ferreira receberam certificado pela NASA

Luigi e Dimitri com certificado internacional do programa CAÇA ASTEROIDES MCTI em parceria com o IASC e a NASA
Luigi e Dimitri com certificado internacional do programa CAÇA ASTEROIDES MCTI em parceria com o IASC e a NASA |  Foto: rede social
 

Sonho de criança! Dois meninos que sempre foram apaixonados pelo céu e os astros, descobriram quatro asteroides. O fato aconteceu em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. O ENFOCO fez contato com Lúcia Ferreira, mãe dos meninos, para contar essa história. 

Astrônoma amadora, Lúcia é mãe de Luigi Ferreira, de 6 anos, e Dimitri Ferreira, de 12. A mulher explicou que após descobrir o Caça Asteroides MCTI (que é um programa em parceria entre o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner) — através de uma palestra de astronomia — decidiu criar um grupo com os filhos, o marido e alguns amigos.

O Caça Asteroides MCTI é um programa que conta também com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).

Lúcia revela que o objetivo do programa é popularizar a ciência entre cidadãos voluntários e esclarece como começou as pesquisas. "Participamos de um treinamento. Na prática, utilizamos um programa no computador chamado Astrometrica.”

A astrônoma amadora explicou, detalhadamente, como funciona o processo da descoberta dos asteroides.

“Cada equipe recebe pacotes de imagens através do site do IASC. Que são imagens do telescópio Pan-STARRS do Hawaii. Tendo 4 imagens dentro de cada pacote. Elas podem ser transformadas em GIFS, para assim poder analisar e procurar os asteroides.”

Durante esse processo, em julho deste ano, o filho mais velho, Dimitri, encontrou dois pontinhos de luz se movimentando em direções semelhantes.  Enquanto o mais novo, Luigi, detectou dois asteroides em pacotes diferentes. 

Lúcia afirmou que só percebeu a confirmação quando viu as iniciais dos meninos na marcação que haviam colocado nos asteroides.

“DFL0001/DFL0002/LFL0002/LFL0003/LCB0002, junto com a numeração da nossa equipe, agora os asteroides que eles detectaram serão estudados pelo Minor Planet Center (da Universidade de Harvard). E quando for confirmada a descoberta, meus filhos e meu esposo poderão nomear esses asteroides”, celebrou.

  • Luigi, de 6 anos, e seus dois asteroides
    Luigi, de 6 anos, e seus dois asteroides
  • Dimitri, de 12 anos, e seus dois asteroides
    Dimitri, de 12 anos, e seus dois asteroides
 

A reação das crianças foi querer incentivar outros meninos a seguirem os mesmos passos. “Quando falei da confirmação, eles não acreditaram, até mostrar no site. E receber um e-mail com a lista confirmando. Ficaram tão felizes e orgulhosos. Eles esperam que através dessa conquista, eles possam influenciar mais jovens na educação científica", explicou a astrônoma. 

Como toda mãe, afirmou que ficou super orgulhosa dos filhos. Ela ainda explicou que esse amor deles por astros surgiu quando ela identificou morfologicamente 4.730 galáxias, pelo projeto Galaxy Cruise do Observatório Nacional do Japão. 

< Novo casal? Gabigol vive affair com atriz de Pantanal Seu Jorge celebra prêmio de Melhor Ator por atuação em 'Marighella' <