Logo Enfoco


Injúria

Deputado federal é denunciado por transfobia contra colega

Procuradoria Geral da República formalizou o caso ao STF

Publicado 19/12/2024 às 16:55 | Autor: Enfoco
Ouça a reportagem
Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
Acusação foi protocolada no Supremo no dia 10 de dezembro
Acusação foi protocolada no Supremo no dia 10 de dezembro |  Foto: Lula Marques / Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta quinta-feira (19), o deputado federal Abilio Brunini (PL-MT) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por injúria contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL-RJ). A denúncia envolve um episódio no qual Brunini foi acusado de transfobia durante uma sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, em julho do ano passado.

A acusação foi protocolada no Supremo no dia 10 de dezembro e será relatada pela ministra Cármen Lúcia, que marcou uma audiência preliminar para tratar da questão.

O caso começou a tramitar após o senador Rogério Carvalho (PT-SE) afirmar que Brunini proferiu comentários transfóbicos contra a deputada, que é uma mulher trans. "Ele fez uma fala homofóbica quando a companheira estava se manifestando, acusando-a de estar oferecendo serviços. Isso é homofobia e desrespeito”, afirmou o senador, durante a CPMI.

Após a repercussão do caso na imprensa, a Procuradoria da República no Distrito Federal enviou uma representação contra o deputado à PGR, órgão que atua no Supremo.

Tags

Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
Achados e Perdidos

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

Entrar no grupo
Artigo anterior
<

Contagem regressiva: saiba tudo sobre o Réveillon em Niterói

Próximo artigo
>

Orgulho de SG, Vini Jr vai ganhar desenho gigante na cidade

Relacionados em Brasil & Mundo