20 de novembro

Dia de Zumbi e da Consciência Negra será feriado nacional

O projeto foi sancionado pelo presidente Lula nesta quinta

Data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares
Data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares |  Foto: Divulgação/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (21), o projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o país. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado.

Celebrada em 20 de novembro, a data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país. Atualmente, a data é feriado apenas em seis estados - Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo - e em mais de 1,2 mil cidades por meio de leis municipais e estaduais, mas a partir de 2024 deverá ser observada em todo o território nacional.

Desde 2003, as escolas passaram a ser obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Agência Brasil

< Lei Seca lança operação verão em horário de fiscalização antecipado Vasco renova com o zagueiro Maicon e se despede de Alex Teixeira <