Inclusão

Dia do orgulho LGBTQIA+: saiba o significado das siglas e cores

Data foi criada para combater a homofobia

Símbolo lembra o fenômeno natural, quando cada cor tem um significado específico
Símbolo lembra o fenômeno natural, quando cada cor tem um significado específico |  Foto: Karina Cruz / Enfoco
  

O dia internacional do orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta terça-feira (28),  foi criado para conscientizar a população sobre a importância de combater a homofobia e diversidade de gênero. 

Para algumas pessoas, a sigla é apenas uma junção de letras, mas a intenção é que um número cada vez maior de pessoas se sintam representadas pelo movimento e suas pautas defendidas na sociedade. 

Cada letra representa um grupo específico de pessoas na sociedade que sofrem diferentes tipos de violência. 

ENFOCO entrou em contato com Felipe Carvalho, subsecretário de Direitos Difusos e  Enfrentamento à Intolerância Religiosa de Niterói, que trouxe uma explicação básica sobre a importância que cada sigla representa. 

Cada letra representa um grupo específico de pessoas na sociedade que sofrem diferentes tipos de violência
  

Confira: 

L: Lésbicas -  Mulheres que sentem atração afetiva/sexual por outras mulheres; 

G: Gays - Homens que sentem atração afetiva/sexual por outros homens; 

B: Bissexuais - Homens e mulheres que sentem atração afetiva/sexual por ambos os gêneros, masculino e feminino. É válido ressaltar que a bissexualidade não está diretamente  vinculada a poligamia, promiscuidade, infidelidade ou comportamento sexual inseguro; 

T: Transexuais, Transgêneros, Travestis -  Essa letra não representa a orientação sexual, mas sim a identidade de gênero. Ou seja, são como as pessoas se identificam, independente do sexo que nasceram. 

Homem trans e Mulher trans: - Pessoas designadas como homens/ mulheres ao nascer, mas que não se identificam como pertencentes ao gênero masculino/feminino e que tem sua identidade de gênero e a expressão de gênero modificada.

Travesti/ Transexual : é toda pessoa que possui uma identidade de gênero diferente do que foi designado (normalmente no nascimento) e que se identificam como pertencentes ao gênero oposto (homem ou mulher).

Transgêros - é o termo guarda chuva para todas as pessoas que não cabem, não se identificam e não se encaixam na definição impositiva do gênero apenas pelos genital biológico

Q: Queer - São as pessoas que transitam entre as noções de gênero, como é o caso das drag queens. De acordo com a teoria queer, a orientação sexual não está ligada à funcionalidade biológica, mas é uma construção social.  

I: Intersexo - São as pessoas que apresentam uma ou uma série de variações biológicas naturais do corpo que acabam apresentando características que biologicamente na medicina ainda são postas como sendo exclusivamente masculinas e femininas. Pessoas intersexo apresentam características biológicas das duas partes. 

A: Assexual -  não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero; 

+: Demais orientações sexuais e identidades de gênero

BANDEIRA

Criada pelo ativista norte-americano Gilbert Baker, em 1978, que usou como inspiração a música "Over The Rainbow" a inspiração que diz que "além do arco-íris existe um lugar muito bom". O símbolo lembra o fenômeno natural, quando cada cor tem um significado específico. 

Símbolo lembra o fenômeno natural, quando cada cor tem um significado específico
  

vermelho - vida 

laranja - cura

amarelo-  luz do sol, brilho próprio

verde- nossa natureza

azul- serenidade e harmonia

< Jovem é encontrada morta em casa na Zona Oeste; suspeito é preso Cármen Lúcia vê como grave suposto aviso de Bolsonaro a ex-ministro <