Brasil & Mundo
Dia Mundial do Diabetes
Nesta terça-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, uma doença que atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, a maioria do sexo feminino. Este ano o tema é “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. A ideia é promover o acesso a medicamentos e tecnologias, além de levar informações para prevenir a doença, especialmente o diabetes tipo 2.
A Sociedade Brasileira de Diabetes explica que a doença afeta a mulher em vários aspectos, o principal deles é o gestacional. Um em cada sete nascimentos no mundo é afetado por diabetes na gestação, que aumenta o risco de aborto e má formação do bebê e pode provocar a morte das mães. O tratamento previne complicações. O diabetes gestacional surge durante a gravidez e quase sempre se normaliza sozinho depois que o bebê nasce. A mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue, por causa dos hormônios e da incapacidade do corpo de produzir insulina extra para atender às necessidades do bebê.
A diabetes é responsável por 1 milhão e 600 mil de mortes por ano. O tipo 1 é uma doença autoimune, quando pouca insulina é liberada para o corpo e a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Já o tipo 2, que atinge 90% dos diabéticos, é quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de açúcar no sangue.
A boa notícia é que a maioria das pessoas, homens e mulheres, podem prevenir o tipo 2 da doença, apenas mudando o estilo de vida: controlando o ganho de peso, fazendo atividade física e se alimentando bem. O diabetes é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas. É uma das principais causas de cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores. Toda a programação está disponível no site http://www.diamundialdodiabetes.org.br.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!