Novo rei

Em cerimônia, Charles III vira oficialmente rei do Reino Unido

Ele fez juramentos e prometeu seguir o exemplo da mãe

Ele assumiu formalmente neste sábado (10)
Ele assumiu formalmente neste sábado (10) |  Foto: Reprodução

 

"Eu vou tentar seguir o exemplo inspirador que recebi, mantendo o governo constitucional e mantendo a paz (...) Prometo dedicar o resto da minha vida para essa tarefa pesada que me coube". Foi com essa frase que o rei Charles III assumiu, formalmente, o lugar de rei do Reino Unido. A cerimônia, conhecida como Conselho de Adesão, ocorreu no Apartamentos de Estado do Palácio de St. James, em Londres, neste sábado (10). 

LEIA+: Morre Rainha Elizabeth II aos 96 anos

LEIA+: Saiba quem assume o trono após a morte da Rainha Elizabeth II

LEIA+: Rainha Elizabeth e o legado para história mundial

Segundo informações, o evento reuniu o novo rei e outros membros importantes do Conselho Privado do país, incluindo a primeira-ministra Liz Truss . No início, foi informado sobre a morte da rainha Elizabeth II e homenagens foram prestadas à ela. Inclusive, ficou definido que o enterro dela será marcado por um feriado. Depois, a Proclamação de Adesão foi lida e assinada por alguns dos 700 membros desse conselho.

O novo rei foi, então, chamado, fez seu juramento, falou sobre a morte de sua mãe e tomou algumas decisões. Logo depois, ele assinou um documento.

"Minha mãe deu um exemplo de amor ao longo da vida e de serviço altruísta. O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, dedicação e devoção", afirmou ele. 

O novo rei ainda foi anunciado, com homenagens, para o público na varanda do Tribunal do Convento no Palácio de St. James.

É importante deixar claro que a cerimônia, no entanto, foi apenas uma forma de oficializar que Charles é o novo rei do Reino Unido. Isso porque, segundo a lei, assim que a Rainha Elizabeth II morreu, Charles já se tornou oficialmente e instantaneamente, rei da Inglaterra. 

Morte da Rainha 

A rainha da Inglaterra Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, após passar mal no Castelo de Balmoral, na Escócia. Ela estava sob supervisão médica após sua equipe demonstrar preocupação com o quadro clínico.

A soberana com o reinado mais longo do Reino Unido e a monarca mais velha do mundo sofria do que o Palácio de Buckingham vinha chamando de "problemas de mobilidade episódicos" desde o fim do ano passado.

Ainda não há informações sobre a data do enterro dela. 

Os novos títulos com a morte da monarca

O príncipe Charles Philip Arthur George, de 73 anos, é o primeiro da linha de sucessão para assumir o trono do Reino Unido após a morte da Rainha Elizabeth II. O príncipe de Gales, aos 4 anos, foi a primeira criança a presenciar a cerimônia de coroação de um monarca. 

O príncipe já vinha substituindo a rainha em alguns eventos, devido a seu estado debilitado de saúde.

O segundo na linha de sucessão é o seu filho mais velho, o duque de Cambridge, o príncipe William.

< Eleições do ódio no Brasil Homem é preso pela PF em ação contra importação de drogas <