Edital
Enem 2025: inscrições começam nesta segunda-feira (26) com novidades
Candidatos poderão fazer a inscrição até o dia 6 de junho

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começam na próxima segunda-feira (26) e vão até o dia 6 de junho. A edição deste ano traz novidades tanto para os estudantes do 3º ano do ensino médio quanto para aqueles que buscam a certificação do ensino médio.
O edital do exame deste ano foi publicado nesta sexta-feira (23), em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Em boa parte do país, as provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro. A única exceção será para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro. Todos os candidatos deverão realizar suas inscrições entre 26 de maio e 6 de junho, acessando o site oficial do Enem.
Os estudantes que têm direito à isenção da taxa de inscrição (como os alunos da rede pública) também precisam se inscrever. Caso contrário, não poderão participar do Enem. Já os candidatos que não têm direito à isenção deverão confirmar sua inscrição efetuando o pagamento de uma taxa no valor de R$ 85, que deve ser paga até o dia 11 de junho.
Candidatos que informarem na inscrição que utilizarão os resultados do Enem 2025 para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência, e que estejam cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), não precisarão pagar a taxa de inscrição.
Além disso, a taxa também será dispensada para os concluintes do ensino médio em 2025, matriculados em qualquer modalidade de ensino em escolas da rede pública, mesmo que não tenham solicitado a isenção.
Novidades
A edição de 2025 trará algumas novidades em relação aos exames anteriores:
Pré-inscrição automática: Os estudantes do 3º ano do ensino médio que estão regularmente matriculados serão automaticamente pré-inscritos no Enem. Eles precisarão apenas acessar a Página do Participante para confirmar os dados e escolher o idioma para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Já os alunos do 1º e 2º ano, assim como aqueles que já concluíram o ensino médio, deverão preencher o formulário de inscrição normalmente.
Certificação do ensino médio: O Enem também poderá ser utilizado como meio de certificação de conclusão do ensino médio para pessoas com 18 anos ou mais, dependendo da nota obtida. Esse uso da prova havia sido suspenso em 2017, quando a responsabilidade pela certificação passou a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Para utilizar o Enem 2025 como forma de certificação do ensino médio, o candidato deve atender a alguns requisitos. Durante a inscrição, o participante precisa indicar a intenção de usar o exame para esse fim. Além disso, é necessário ter pelo menos 18 anos completos na data da primeira prova.
O candidato também deve obter, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento e alcançar pelo menos 500 pontos na redação para que a certificação seja concedida.
Disciplinas e horários
O Enem será aplicado em dois domingos de novembro: nos dias 9 e 16.
1º domingo: 9 de novembro
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas;
- Redação.
2º domingo: 16 de novembro
- 45 questões de matemática;
- 45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 1º dia: 19h
- Término das provas no 2º dia: 18h30
Atendimento especializado
Os participantes que necessitam de atendimento especializado devem fazer a solicitação no momento da inscrição. O atendimento é voltado para pessoas com as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual e surdez, surdocegueira, dislexia, discalculia, déficit de atenção, Transtorno do Espectro Autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica.
Nome social
Travestis, transexuais e transgêneros receberão o tratamento adequado automaticamente, conforme os dados registrados na Receita Federal. Antes de se inscrever no Enem 2025, os participantes deverão verificar suas informações pessoais junto à Receita Federal e, se necessário, atualizá-las.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!