Brasil & Mundo
ENEM sofrerá mudanças a partir de 2021
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) permitirá que os candidatos escolham a área em que serão avaliados no segundo dia de provas. A mudança, apresentada nesta terça-feira (20) pelo atual ministro da Educação, Rossieli Soares, tem previsão para acontecer em 2021. De acordo com a proposta, a avaliação continuará sendo realizada em duas datas, no entanto somente o primeiro dia contará com o conteúdo padrão do Ensino Médio regular de todo o país.
Essa nova versão foi proposta para acompanhar as alterações ocasionadas pela reforma do Ensino Médio, cuja lei foi aprovada no ano passado. Dessa forma, no primeiro dia de aplicação serão cobrados os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto no segundo o estudante escolherá sua área de acordo com a carreira que deseja seguir ou com a que desperta maior interesse. Até o momento, não foi mencionada nenhuma mudança acerca do formato do exame, que atualmente conta com 180 questões objetivas e uma proposta de redação divididos em dois dias de aplicação.
Mudanças dependem de aprovação
Rossieli Soares esclareceu que tais alterações, previstas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, ainda precisam passar pelo crivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele também afirmou que o plano é decidir pela aprovação da proposta ainda em 2018, para que o novo governo já possa dar início a execução do projeto desde o início do mandato, não havendo riscos de descartá-lo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!