Brasil & Mundo

Escolas estaduais terão aulas de direção para estudantes

A secretaria de Educação e o Detran do Rio firmaram parceria para implementar um programa de aulas teóricas de direção para alunos de 46 escolas de Ensino Médio em tempo integral do Estado. A iniciativa vai permitir que os jovens possam fazer a prova teórica para tirar a carteira de motorista ao completarem 18 anos, após concluírem os estudos.

O programa, pioneiro no país, abrangerá escolas da Região Metropolitana e do interior do estado. Inicialmente, 1.150 alunos serão beneficiados, garante o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer. “Os estudantes que participarão do projeto, que será ministrado no contraturno, terão uma grande vantagem, pois os alunos das autoescolas são obrigados a assistir a 45 horas de aula teórica e na rede pública será o dobro”, destacou.

O projeto permitirá que o Detran ceda examinadores para atuarem como professores de direção. A iniciativa será possível por meio de uma Resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que prevê que a rede pública de ensino ofereça aulas extracurriculares em que o conteúdo ensinado é o mesmo oferecido pelas autoescolas. “A ideia é formar o motorista e o cidadão ao mesmo tempo. Por isso, estamos lançando o programa durante o Maio Amarelo, porque a educação é um meio poderoso para reduzirmos a quantidade de vítimas de acidentes no trânsito. Conseguimos baixar esse número em 22% no ano passado, mas podemos fazer muito mais no futuro a partir desses jovens” afirmou Leonardo Jacob, presidente do Detran.

< Cabo do Exército reage e mata assaltante Suspeito é morto durante operação no Morro do Castro <