Preparação
Especialista dá dicas para alunos 'chegarem com tudo' no Enem
Prova serve como vestibular para universidades públicas
Falta menos de um mês para o ENEM! Nos dias 13 e 20 de novembro acontecem as etapas do Exame Nacional do Ensino Médio e, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) são mais de 3,3 milhões de pessoas inscritas nesta edição. Com a proximidade da data a ansiedade começa a tomar conta de muitos jovens.
Volmar Souza, Diretor Pedagógico do Colégio Marília Mattoso, de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, cita os pilares da preparação para as provas:
“A preparação em alto nível está baseada em alguns pontos que precisam ser muito prezados. Ninguém pode ir para uma prova sem desenvolver algumas habilidades como: o aluno precisa estar preparado psicologicamente, fisicamente e intelectualmente para a prova. O aluno precisa se manter equilibrado, o estudo não pode ser ofensivo a sua integridade psicológica. Você precisa estudar, dar o seu gás máximo no momento do estudo, para que no momento de lazer e descanso, você consiga fazer isso sem culpa”, explica o profissional, que complementa:
“Chegamos na integridade física. Independente do esporte que você pratica, quando chega próximo as provas, é preciso preservar o físico. As provas duram mais de 4 horas, não tem como fazer a prova com dor, se recuperando de lesão, você precisa estar confortável. E o terceiro pilar é o preparo intelectual. Só que se você preparar o seu psicológico, o seu intelectual estará bem preparado. Você terá estudado em paz”, enumera Volmar Souza.
O profissional reuniu algumas dicas para quem quer se preparar para o Enem desde já
1: Tenha um planejamento de estudo. Organize um cronograma desde o início do ano para poder estudar com metas claras e assim alcançar os melhores resultados;
2: Dedique mais tempo com as disciplinas que você considera mais desafiadoras e difíceis de assimilar. Acertar mais questões nessas áreas de conhecimento elevará seu rendimento;
3: Esteja sempre atualizado(a)! Se informe diariamente com os principais jornais e periódicos Nacionais e Internacionais;
4: Realize SIMULADOS! Para conhecer bem o ENEM, você deve treinar com questões de provas anteriores. Isso deve se tornar um hábito;
5: Desenvolva seu processo de escrita. Faça redações semanalmente. Peça para seu professor corrigir. Essa prática irá lhe ajudar a produzir textos coesos, coerentes e pertinentes.
Mas e quando chegar a prova, o que fazer no dia anterior: estudar mais ou relaxar?
1: Não estude! É momento de descansar a mente;
2: Não se alimente de comidas pesadas;
3: Mantenha seu corpo bem hidratado. Tome água;
4: Monte sua estratégia para chegar até o local de prova sem preocupação;
5: Durma mais cedo. Antes de dormir, faça uma meditação.
Informações importantes
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Como sabem, é proibido entrar após o fechamento e não há negociação, portanto se planeje para chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência.
Não sabe o local da prova? Essa informação você encontra no cartão de confirmação da inscrição e poderá ser conferido na página do participante.
No domingo, dia 13 de novembro, data da primeira prova, o exame terá duração de cinco horas e 30 minutos. A programação é de que comece às 13h30 e termine às 19h.
Já no segundo dia de prova, no domingo (20), a duração será de cinco horas, com previsão de término para às 18h.
Documentos
No dia anterior à prova, separe o que você precisa levar. Dois itens são obrigatórios: caneta de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação com foto. Para não ter surpresas desagradáveis, leve mais de uma caneta.
Dica de ouro
Leve garrafas de água, lanches leves e durma bem na noite anterior.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!