Diagnóstico
'Estou morrendo', diz o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica
Político informa que o câncer está espalhado
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, de 89 anos, afirmou, em tom de despedida, que o câncer que enfrenta desde 2024 se espalhou por todo o seu corpo.
Em entrevista a um jornal uruguaio, Mujica afirmou que a idade e as outras doenças crônicas que enfrenta têm lhe impedido de lutar contra o tumor. ‘’O câncer no esôfago está se espalhando em meu fígado. Não consigo impedir isso com nada. Por quê? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso passar por tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não aguenta’’, revelou.
Pepe Mujica trata um tumor descoberto em 2024. Na ocasião, ele revelou o diagnóstico por meio de uma coletiva de imprensa, em abril do ano passado. Ele explicou que teve que fazer um check-up e que o tratamento foi complexo desde o início, visto que ele também possui uma doença imunológica há mais de 20 anos.
Em 2021, ele foi submetido a uma cirurgia de emergência para tirar uma espinha de peixe que havia comido e ficou entalada em seu esôfago. Através do procedimento, identificaram uma úlcera na região. No fim de dezembro de 2024, ele passou por novas internações e uma cirurgia no esôfago.
Agora, após enfrentar 32 sessões de radioterapia para o tumor, o ex-presidente afirmou que não vai realizar nenhum outro tratamento, e pediu para que os médicos não o fizessem sofrer.
Em entrevista ao Búsqueda, ele fez um último pedido: “O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”, expressou.
Mujica vive em seu sítio em Rincón del Cerro, uma zona rural de Montevidéu, capital do Uruguai.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!