Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    Estudantes podem conferir locais de prova do Enem Digital

    Publicado 15/01/2021 às 21:38 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Versão digital vai ocorrer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Foto: Divulgação

    Os estudantes inscritos na versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir os locais de prova. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as informações estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, que deve ser acessado na Página do Participante.

    A versão impressa do Enem está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a versão digital vai ocorrer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Essa última modalidade ocorrerá no formato de “aplicação-piloto”, segundo o instituto, e os estudantes usarão computadores nos locais de aplicação para responder a prova e não será possível utilizar equipamento pessoal.

    Para acessar a Página do Participante, o inscrito no Enem Digital deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha únicos são necessários para acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2020. O cartão contém as datas e os horários das provas, assim como o número de inscrição de cada participante e a opção de língua estrangeira selecionada.

    No Enem Digital, apenas os estudantes concluintes do ensino médio, ou que já terminaram a etapa em anos anteriores e não precisam de recurso de acessibilidade, participarão das provas. Ao todo, 96.086 inscritos participarão desse formato do exame.

    O cartão de inscrição contém as datas e os horários das provas, assim como o número de inscrição de cada participante e a opção de língua estrangeira selecionada. O documento também registra a indicação de tratamento pelo nome social, caso essa solicitação tenha sido feita e aprovada. A recomendação do Inep é para que o inscrito leve o cartão nos dias de aplicação das provas.

    Segurança no Rio

    A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro mobilizou mais de quatro mil policiais militares para garantir a segurança durante a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em todo o território estadual. O serviço de escolta de provas começou a ser executado nesta sexta-feira (15). Cerca de um milhão de estudantes comparecerão a 1.100 locais de provas nos dois próximos domingos deste mês (17 e 24).

    Elaborado pela Subsecretaria de Gestão Operacional da SEPM, o plano prevê um conjunto de ações para garantir a segurança antes, durante e depois do ENEM no estado. A missão dos policiais militares começa na guarda da Centralizadora Estadual, escolta dos veículos com as provas até as centrais de distribuição dos Correios, e dessas centrais até os locais onde os estudantes farão o exame. O mesmo trabalho será prestado ao final das provas, no sentido inverso.

    Para acompanhar a operação de segurança, será montada uma central de coordenação no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, com a presença de todos os órgãos envolvidos – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Correios e Fundação Cesgranrio.

    Os portões dos locais de provas serão abertos às 11h30, uma hora e meia antes do início do exame. O ENEM é uma prova de admissão à educação superior realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

    Com Agência Brasil

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Covid-19: Brasil tem 8,39 milhões de casos e 208,1 mil vidas perdidas

    Próximo artigo
    >

    Governo solicita 6 milhões de doses de Coronavac ao Butantan

    Relacionados em Brasil & Mundo