Investigação

Ex-aliado de Escobar ajudou 'Faraó' a comprar avião de R$ 4 milhões

Informações constam em um relatório da Polícia Federal

Aeronave foi adquirida nos Estados Unidos, por meio de contrato de arrendamento em nome de empresa da qual Glaidson era sócio, diz PF
Aeronave foi adquirida nos Estados Unidos, por meio de contrato de arrendamento em nome de empresa da qual Glaidson era sócio, diz PF |  Foto: Reprodução

Um jatinho de R$ 3,9 milhões foi comprado por Glaidson Acácio dos Santos, o Faraó dos Bitcoins, por intermédio de Ricardo Rodrigues Gomes, o 'Piloto', que já esteve envolvido no tráfico de cocaína vinda dos cartéis do colombiano Pablo Escobar.

A aeronave bimotor, fabricada pela Raytheon Aircraft em 2000, tem capacidade para até oito passageiros, além de dois tripulantes.

Essas informações constam em um relatório da Polícia Federal, obtido pelo Jornal O Globo.

Segundo os investigadores, a aeronave foi adquirida nos Estados Unidos, em julho de 2021, por meio de um contrato de arrendamento em nome da empresa BG&GAS LLC, da qual Glaidson era sócio.

De acordo com a PF, o avião chegou ao Brasil em novembro daquele mesmo ano, meses depois da deflagração da Operação Kryptos, que prendeu o 'Faraó', em 25 de agosto.

Glaidson Santos está preso na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para onde foi transferido em janeiro deste ano.

Ele foi preso em agosto de 2021, acusado de operar um sistema de pirâmides financeiras envolvendo moedas digitais e causar prejuízos a investidores.

< Trio é flagrado ateando fogo em estação do BRT na Zona Oeste; vídeo Homem é baleado no Salgueiro, em São Gonçalo <