Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    Extensão do Círio de Nazaré em Niterói

    Publicado 18/08/2017 às 14:15 | Autor: Redação
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    Acostumado a arrastar multidões de fiéis católicos, o Círio de Nazaré presenteou quem passava pelo centro Niterói na manhã desta sexta-feira (18). Escoltada por batedores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a imagem da Nossa Senhora do Nazaré passou pelas principais vias da região central, como: Amaral Peixoto, Rua da Conceição e Avenida Rio Branco.

    A extensão do Círio começou hoje no Rio e vai até domingo (20). A imagem peregrina da virgem visitará paróquias, capelas, instituições, centros culturais e diversas comunidades, levando a mensagem de "Maria que nos ensina a ser família".

    Para homenagear a Padroeira dos paraenses, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro elaborou uma intensa programação, que também incluirá uma passagem pela Arquidiocese de Niterói. Esta é a nona edição do Círio de Nazaré na cidade, trazido ao Rio pelo Cardeal Orani João Tempesta, que por quatro anos foi arcebispo de Belém do Pará.

    Origem: A origem do Círio de Nazaré está ligada ao aparecimento de uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré achada por um caboclo, Plácido José de Souza, filho de um português e de uma índia nativa. Agricultor e caçador, Plácido era dono de um sítio na estrada do Maranhão, hoje Bairro de Nazaré. Conta-se que num dia de 1700, o caboclo saiu para caçar. Após muito caminhar pela mata, parou para refrescar-se nas águas do igarapé Murutucu (onde hoje se encontra a Basílica). Foi quando teria visto a imagem de Nossa Senhora de Nazaré entre as pedras. Católico fervoroso, levou a imagem da santa para seu barraco, onde criou um pequeno altar para venerá-la.

    O Círio: Em 1882, foi decidido que o melhor ponto de saída para a procissão seria a Catedral da Sé. Em 1901 foi definido o segundo domingo de outubro como data oficial da comemoração3. Já o Hino Oficial do Círio foi criado pelo poeta maranhense Euclides Farias, que vivia em Belém. Em dez estrofes, o poeta canta as virtudes da santa.

    A procissão começa no segundo domingo do mês de outubro, às 7h da manhã, logo após a tradicional missa, que ocorre às 5h30 da manhã, em frente à Catedral da Sé, na Cidade Velha. Em seguida, a imagem da santa parte em romaria num percurso de 3,6 km, até chegar à Praça Santuário de Nazaré. Reunindo milhares de romeiros, devotos, pagadores de promessas, o Círio é considerado uma das maiores manifestações católicas do Brasil e do mundo.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Quadro de luz de condomínio pega fogo no Cordeirinho

    Próximo artigo
    >

    Christian Figueiredo em Niterói neste sábado (19)

    Relacionados em Brasil & Mundo