Brasil & Mundo

Facebook se desculpa por falha e diz que serviços já foram restaurados

Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda
Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Falha deixou milhões de usuários se acesso aos aplicativos da empresa. Facebook: Foto:Arquivo/ Agência Brasil

Após a falha que durou mais de seis horas na tarde da última segunda-feira (4), o Facebook se pronunciou através de nota sobre o problema. A gigante de tecnologia se desculpou com os usuários e disse que técnicos ainda trabalham para que o problema não se repita, mas que os serviços já foram completamente restaurados. No entanto, não há informações sobre o que teria derrubado o sistema. A falha deixou milhões de usuários na mão, incluindo empresas, que registraram prejuízos bilionários.

"Reconhecemos a frustração e a interrupção de negócios causada pela falta de acesso aos nossos serviços e ferramentas de publicidade e pela interrupção das campanhas publicitárias. Nossas equipes de engenharia têm trabalhado o máximo que podem para restaurar o acesso. Nossos serviços estão online novamente e estamos trabalhando ativamente para voltar totalmente às operações regulares".

Comunicado do Facebook

Ainda de acordo com a empresa, o acesso aos aplicativos e serviços, incluindo interfaces de anúncios e negócios, já foi totalmente restaurado. O Facebook também confirmou que os anúncios que não foram entregues durante o tempo em que os sistemas estavam fora do ar não serão cobrados.

A empresa de Mark Zuckerberg informou ainda que a entrega de anúncios foi retomada e alguns anunciantes podem ver uma entrega acelerada conforme os serviços se reestabeleçam.

"Incentivamos os anunciantes a revisar seus lances e orçamentos para garantir que eles reflitam com precisão suas metas de marketing. Entendemos o impacto que paralisações como essas têm sobre milhões de empresas que usam nossos serviços para encontrar e alcançar clientes. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente. No futuro, continuaremos a fornecer atualizações sobre nossas ferramentas de negócios em nossa página de status do Facebook para Empresas".

< Entrevista exclusiva: Gérson relembra carreira e fala sobre projeto em Niterói Médico da Prevent diz que prescrições não eram respeitadas <