Perigo

Fiocruz identifica nova variante da ômicron na Amazônia

Ela pode ser o motivo do aumento no número de casos

De acordo com os pesquisadores, a BE.9 evoluiu da sublinhagem BA.5.3.1
De acordo com os pesquisadores, a BE.9 evoluiu da sublinhagem BA.5.3.1 |  Foto: Arquivo / Ramon Ribeiro
 

A Fiocruz identificou uma nova variante do Coronavírus na Amazônia, chamada BE.9, uma versão da ômicron. Ela pode ser o motivo do aumento no número de casos.

De acordo com o pesquisador Tiago Gräf, da Fiocruz, esta variante "fez ressurgir a Covid-19 no Amazonas". Está sendo avaliado se isso pode ocorrer em todo o Brasil.

Acontece que no estado ocorreu um repique de casos em outubro. Segundo os dados levantados pela Fundação, o números semanais de infectados passou de 230 para cerca de 1 mil.

De acordo com os pesquisadores, a BE.9 evoluiu da sublinhagem BA.5.3.1, que faz parte da linhagem da ômicron BA.5.

O que ocorre no estado tende a se repetir em outras regiões e pode estar acontecendo novamente Tiago Gräf, Cientista da Fiocruz
 

"A BE.9 e a BQ.1.1 têm suas diferenças em outras regiões do genoma, mas na [proteína] spike são muito similares. É por isso que é muito importante que monitoremos de perto a BE.9", acrescentou Gräf.

Apesar do aumento, os pesquisadores apontam um otimismo pelo fato de não se ter mais tantos casos graves da doença. Até o momento, não há registro de aumento relevante nas mortes e hospitalizações.

< Dani Calabresa promove festão de casamento; famosos marcam presença Flamengo lidera maior público da temporada do futebol brasileiro <