Expedição

'Foguetão' da NASA é lançado para a lua depois de 50 anos

Última ida de humanos ao astro foi em 1972

Artemis é a irmã gêmea de Apollo, que deu nome ao conjunto de missões espaciais da Nasa no século passado
Artemis é a irmã gêmea de Apollo, que deu nome ao conjunto de missões espaciais da Nasa no século passado |  Foto: Dovulgação/Nasa
 

O foguete SLS (Space Lauch System), maior já construído pela Nasa, foi lançado nesta quarta-feira (16) nos Estados Unidos. O Artemis I faz parte da missão de levar os humanos de volta à lua após 50 anos.

A astronave leva três manequins. Se tudo der certo, o foguete vai lançar uma cápsula com os manequins para a órbita alargada ao redor da lua. A previsão é que a cápsula volte à Terra em dezembro e mergulhe no Oceano Pacífico.

O foguete tem 98 metros e pode chegar a 160 quilômetros por hora em poucos segundos. Seu lançamento foi adiado mais de uma vez por questões orçamentárias. Duas tentativas de lançamento neste ano também fora frustradas por vazamento de combustível.

Com o resultado positivo em todos os testes, a Nasa deve mandar seres humanos para a lua em 2024.
 

Este novo conjunto de missões terá o nome de Artemis, que na mitologia grega é irmã gêmea de Apollo, que deu o nome às expedições americanas à lua entre 1961 e 1972.

< Em discurso na COP 27, Lula cita Amazônia e combate à fome Estudante com deficiência denuncia constrangimento em prova do Enem <