Astronomia

Foto inédita registra buraco negro no centro da Via Láctea

Orifício fica a 26 mil anos-luz de distância da Terra

O Sagitário A* fica a mais de 26 mil anos-luz do planeta Terra
O Sagitário A* fica a mais de 26 mil anos-luz do planeta Terra |  Foto: EHT

Internacional - A primeira foto de um buraco negro no centro da Via Láctea foi divulgada nesta quinta-feira (12), por um consórcio internacional de cientistas.

A imagem é do Sagitário A*, um buraco supermassivo, que fica a mais de 26 mil anos-luz do planeta Terra. O que significa que para chegar até ele seriam necessários 26 mil anos viajando constantemente na velocidade da luz.

A descoberta foi resultado de uma equipe internacional de pesquisadores, a chamada Colaboração Event Horizon Telescope (EHT), a partir de observações obtidas por uma rede mundial de radiotelescópios.

“Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”, disse o cientista do Projeto EHT, Geoffrey Bower, do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sínica, em Taipei.

“Estas observações sem precedentes aumentaram grandemente o nosso conhecimento do que acontece mesmo no centro da nossa Galáxia e nos dão novas pistas sobre como é que estes buracos negros gigantes interagem com o meio que os rodeia", completou Bower.

Os resultados da equipe do EHT foram publicados nesta quinta-feira (12), em um número especial da revista The Astrophysical Journal Letters.

< Justiça nega relaxamento de prisão a sogra que espancou jovem Globo faz anúncio importante sobre a Libertadores <