Indefinição
Fumaça preta: conclave começa sem decisão sobre novo papa
Votação será retomada nesta quinta-feira (8)
A fumaça preta subiu da chaminé da Capela Sistina às 16h01 desta quarta-feira (7), no Vaticano, indicando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o novo papa. A cena foi acompanhada por fiéis que esperavam na Praça de São Pedro. A votação será retomada nesta quinta-feira (8).
Os 133 cardeais eleitores vão se reunir novamente para tentar escolher o sucessor do papa Francisco, morto no dia 21 de abril. A previsão é de duas votações pela manhã e duas à tarde. Cada rodada termina com a queima das cédulas num fogão. Caso ninguém atinja os 89 votos necessários, um produto químico escurece a fumaça, sinal de que não houve decisão.
De acordo com o Vaticano, a fumaça sai por volta das 7h e das 14h nos próximos dias. Se o novo papa for escolhido, o sinal muda: sai fumaça branca e os sinos da Basílica de São Pedro começam a tocar, junto com outros de Roma.
Na abertura do conclave, o decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, pediu que os religiosos mantenham a unidade da Igreja num momento que classificou como desafiador para os católicos no mundo. A expectativa é que a escolha ocorra em até três dias, como nas eleições anteriores: Bento XVI foi eleito em quatro votações em 2005, e Francisco, em cinco, em 2013.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!