Inacreditável

Funcionários de cemitério gravam vídeo durante exumação em Curitiba

'Postura inadequada e insensível', diz prefeitura

Os homens aparecem rindo e fazendo piadas
Os homens aparecem rindo e fazendo piadas |  Foto: Divulgação

Funcionários terceirizados do Cemitério Municipal Jardim Independência, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, foram flagrados em um vídeo durante a exumação de um corpo. 

As imagens mostram três homens sorrindo e fazendo piadas enquanto um deles levanta o cadáver no caixão aberto. O vídeo, que foi divulgado nesta sexta-feira (31), gerou revolta e indignação.

A Prefeitura de Araucária afirmou que as imagens foram feitas na última quarta-feira (29), e que os envolvidos podem responder pelo crime de vilipêndio de cadáver, que é punível com pena de um a três anos de reclusão. 

Em nota, o município afirma que "o vídeo demonstra uma postura inadequada e insensível por parte dos autores". Além disso, diz que a empresa responsável pela contratação dos envolvidos foi acionada para que providências sejam tomadas.

A empresa afirmou à prefeitura que "os funcionários que aparecem no vídeo foram afastados e deverão ser demitidos por justa causa". A companhia disse também que um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Civil.

A exumação é o processo de remoção de restos mortais de uma sepultura. A prática se repete, por exemplo, para liberar espaço em uma sepultura ou em pedidos judiciais.

A advogada Juliana Bertholdi explicou que os funcionários terceirizados podem ser acusados de vilipêndio de cadáver, que é considerado um crime contra o respeito aos mortos, previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro.

"A honra subjetiva morre conosco, porque ela diz respeito a como nós nos percebemos na sociedade ou quando nós nos sentimos ofendidos. Mas a honra objetiva existe para sempre. Então mesmo a pessoa já falecida ainda tem direito à honra objetiva", explicou Bertholdi ao portal “G1”.

< Botafogo anuncia retorno do atacante Júnior Santos #ThiagoSantosNao: diz torcida do Flu nas redes sociais <