Tensão

Furacão Ian deixa mortos e causa inundações em Cuba

Tempestade atingiu a categoria 4

O governo Biden declarou emergência de saúde pública no estado
O governo Biden declarou emergência de saúde pública no estado |  Foto: MetSul
 

Moradores do estado norte-americano da Flórida vivem momentos de tensão, desde esta terça-feira (27), com a passagem do furacão Ian, que já gerou mortes e deixou milhares de moradores alagados em Cuba. 

Antes da tempestade tocar o solo nos Estados Unidos, habitantes correram para colocar sacos de areia em volta de suas casas e estocar suprimentos de emergência, esvaziando as prateleiras das lojas, enquanto o furacão Ian girava em direção ao estado com ventos fortes, chuvas torrenciais e grande tempestade.

"Esta é uma tempestade realmente grande", disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, em entrevista, acrescentando que ela pode envolver ambas as costas do estado. A região tem grande comunidade de brasileiros.

O governo Biden declarou emergência de saúde pública no estado e disse que está trabalhando com autoridades locais para fornecer apoio.

Segundo a imprensa local, mais de 2,5 milhões de habitantes da Flórida estavam sob ordens de retirada ou alertas com a tempestade. O furacão ganhou força e foi elevado nesta quarta-feira (28) à categoria 4, em uma escala que vai até 5, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) do país, com ventos até 220 quilômetros por hora, segundo o NHC. 

< Vingança de Tenório em Pantanal movimenta as redes sociais Carga com mais de 10 mil maços de cigarros é apreendida no Rio <