Brasil & Mundo
Futebol leva adolescente do Caramujo até a Noruega
Desde que começou a andar, já estava com a bola nos pés. Quarta filha numa família de cinco irmãos, Juliana Conceição dos Santos hoje é o orgulho do bairro do Caramujo, em Niterói. Entre outros milhares de adolescentes apaixonados pelo futebol, ela foi a única menina no Estado do Rio a ser convocada para a Copa do Mundo de Futebol Social. O evento acontece entre os dias 29/08 e 05/09 na cidade de Oslo, na Noruega, e tem como objetivo promover o esporte como forma de inclusão de jovens carentes.
“Essa menina só queria saber de jogar bola. Aos 7 anos tive que colocar numa escolinha de futebol, mas logo depois o dinheiro acabou e tive que tirá-la de lá, mas então o técnico me chamou e disse: “Ela é muito talentosa, não tem problema, ela fica e você não paga nada” , conta Ana Lucia Conceição, também conhecida como Baiana, mãe de Juliana.
Baiana vende quentinhas e serve refeições num trailer alugado ao lado do Colégio Estadual Dr. Luciano Pestre, no Caramujo. A renda da família gira em torno de R$800 mensais e mal cobre as despesas básicas. Juliana treina 7 dias por semana, sem folgas, e cursa o 9º ano do Ensino Fundamental. A diretora da escola, Carla Maria Pinheiro, dá bronca quando o assunto é a frequência da menina em sala de aula: “Atleta tem que saber falar em público, tem que estudar. O esporte vai ajudar muito até certo ponto, mas a fama não dura para sempre, uma hora acaba. E daí em diante, o que sobra? A educação”, diz Carla.
CARREIRA DE SUCESSO
A adolescente acumulou dezenas de medalhas e troféus durante 10 anos de participações em campeonatos. Ela treina com outras 35 meninas no Projeto Loirinho, do Complexo da Coruja, e já ganhou até uma bolsa integral de estudos no Colégio Odete São Paio, no Colubandê, em São Gonçalo. “Eu treino pelo menos quatro horas todos os dias, de segunda a segunda. Há alguns meses fui competir em São Paulo e lá o técnico Puppo Fernandes me descobriu e me convocou. A gente treina bastante, vamos chegar lá e vencer”, garante a jovem, que precisa de ajuda para conseguir alguns itens básicos para a tão sonhada viagem.
“Eu preciso de uma chuteira nova, tamanho 39, além de roupas térmicas e meiões para o frio intenso. Quem puder me ajudar, qualquer doação será bem vinda”, conclui.
A Noruega, localizada no hemisfério norte, é a região da famosa aurora boreal, fenômeno que colore os céus durante a noite. O outono é marcado por tempestades com ventos intensos e chuvas torrenciais que atingem todo o litoral, onde fica a capital Oslo. A temperatura varia de 11 a 20 graus em agosto e cai bastante com a chegada do mês de setembro, quando a máxima só alcança os 15 graus. Brasileiros podem enfrentar dificuldades por lá nessa época do ano.
COPA SOCIAL
O Brasil já tem duas estrelas na camisa da seleção. A primeira vitória foi em 2010, aqui mesmo no Rio de Janeiro, e a segunda veio em 2013, no mundial da Polônia. A Copa do Mundo de Futebol Social reúne jovens entre 16 e 23 anos de idade, todos moradores de periferias e comunidades consideradas áreas de risco. As partidas são disputadas com equipes mistas, compostas por meninos e meninas. Este ano, 8 atletas estarão representando o futebol brasileiro na Europa e a nossa niteroiense Juliana estará lá. Sorte Ju!
[box type="shadow" align="" class="" width=""]As doações podem ser feitas diretamente no trailer da Baiana, localizado na Rua Pastor José Gomes de Souza, na altura do nº 700, bem ao lado do Colégio Estadual Dr. Luciano Pestre – Caramujo/Niterói.[/box]
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!