Brasil & Mundo

Gabarito do Enem sai na quinta

Na próxima quinta-feira (16) sairá o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira garante que a correção das provas está sendo feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), onde o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes. Ou seja, uma questão acertada por muitos candidatos será considerada fácil e valerá menos pontos do que outra questão pouco acertada pela maioria. Sendo assim, o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos.

A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento no qual a Fundação Getulio Vargas e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta.

O Boletim de Desempenho do Enem só estará disponível em 19 de janeiro de 2018. Trinta e dois por cento dos candidatos faltaram à segunda prova, que aconteceu no último domingo (12), cerca de 2,15 milhões de candidatos.

O Ministério da Educação classificou a edição de 2017 como a mais tranquila dos últimos anos e garante que o índice de abstenção registrado está dentro da média esperada. O MEC lembra que o participante isento do pagamento da taxa de inscrição que não comparecer às provas e não justificar a ausência perderá o direito a nova isenção no ano seguinte.

Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Inep fará a segunda aplicação do Enem 2017 para alunos que foram prejudicados e para pessoas privadas de liberdade (PPL). Um total de 3.581 alunos vão refazer as provas por problemas na aplicação regular, como por exemplo em locais de prova em que houve falta de luz.

O resultado do Enem https://enem.inep.gov.br/ poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

< Moradores interditam rodovia em protesto pelas mortes no Salgueiro São Gonçalo atualiza dados do Bolsa Família <