Global

GIFE alerta para combate às mudanças climáticas

Filantropia e investimento social têm papel importante no debate

Comitiva composta por entidades da filantropia de diversos perfis
Comitiva composta por entidades da filantropia de diversos perfis |  Foto: Divulgação
 

No Brasil, o começo de 2022 foi tomado por manchetes que reportavam eventos climáticos que devastaram várias regiões do país, como inundações e deslizamentos. Quem mais sofre com isso são as populações mais vulneráveis. 

O Gife atua partindo do propósito que a filantropia e o investimento social privado desempenham papéis importantes nos debates sobre as mudanças climáticas, pois através dessas iniciativas se torna possível viabilizar novas tecnologias e fomentar a inovação por um futuro mais sustentável e socialmente justo.

O debate sobre mudanças climáticas é tão sério para o Gife que, durante a COP27, a organização levou até o Egito uma comitiva composta por entidades da filantropia de diversos perfis. Além disso, o compromisso internacional #PhilanthropyForClimate já conta com as assinaturas de 600 organizações.

Diante desse cenário, uma das contribuições da filantropia e do investimento social privado está na incidência de políticas públicas, financiamento de projetos e no apoio à iniciativas voltadas às questões climáticas de conservação de biomas, desenvolvimento econômico e adaptação nos ambientes urbanos. 

Nesta jornada, as Instituições e todo o tipo de fundo independente, que praticam a filantropia, buscando equidade e contribuindo para que a justiça social seja feita, fazem total diferença, principalmente quando se trata de ações locais, pois aquela iniciativa filantrópica entende a área em que está atuando podendo valorizar dar escala e potencializar práticas e inteligências desenvolvidas pela própria população daqueles territórios.

A filantropia e o investimento social privado têm um papel importante no debate sobre as mudanças climáticas, pois podem viabilizar novas tecnologias e fomentar a inovação por um futuro mais sustentável.

Não existe um método “único” para que uma organização adote a agenda climática em sua atuação. Por isso, foram reunidas etapas para incentivar a adesão de novos atores do setor no tema. 

< Deolane cai no choro durante festa em 'A Fazenda 14' Fifa exibirá jogos da Copa em festas no Rio de Janeiro e São Paulo <