Atleta do Século
Gigante, Pelé colecionou recordes durante a carreira; veja marcas
Ex-jogador venceu três Copas, além de ter feito mais de mil gols
Considerado o maior atleta da história do futebol, Pelé colecionou recordes ao longo dos 21 anos de carreira. O ex-atleta morreu nesta quinta (29), aos 82 anos, em São Paulo, devido a complicações em razão de um câncer de cólon, diagnosticado em setembro.
Dos recordes, uma lista de maior goleador, três vezes vencedor de Copas e mais novo jogador a jogar uma edição do Mundial. História que dificilmente será batida por um atleta atualmente devido às mudanças no futebol ao longo do tempo. Foram 60 títulos conquistados em pouco mais de duas décadas de dedicação ao futebol.
Foram 60 títulos conquistados em pouco mais de duas décadas de dedicação ao futebol
Pelé tem um recorde difícil de ser superado: ao todo, estufou as redes 1.283 vezes em 1.375 jogos, o que o fez ser, por muito tempo, o maior artilheiro da história.
A maior parte dos gols de Pelé foi pelo Santos, 1.091 gols (contando os feitos em jogos não oficiais). O ex-atacante marcou outros 64 gols também pelo New York Cosmos e 77 na Seleção Brasileira.
Atualmente, de acordo com a contagem oficial da Fifa, que considera somente os jogos oficiais, o Rei aparece em quarto. Os cinco primeiros são Cristiano Ronaldo (807), Josef Bican (805), Romário (772), Pelé (767) e Messi (759), contando os marcados na Copa do Catar.
Hat-trick
O atleta do século também é recordista em marca três vezes em apenas uma partida: foram 92. Em segundo lugar aparece Cristiano Ronaldo, com 56. O ex-jogador também era, sozinho, dono do título de maior artilheiro da Seleção Brasileira — de acordo com os dados computados pela Fifa. Ao longo de sua carreira, ele marcou 77 gols pelo Brasil em 92 jogos.
O feito foi igualado por Neymar durante a partida contra a Croácia, na Copa do Mundo do Catar. Ele fez o mesmo número de gols, mas em 124 partidas.
Pela contagem CBF, Pelé permanece no topo da artilharia com a camisa amarelinha com 95 gols em 113 jogos. Neymar ainda precisaria de 18 gols para atingir o recorde.
É do Rei também o título de atleta mais jovem a jogar e marcar em um Mundial. Em 1958, na Copa do Mundo da Suécia, Pelé, então com 17 anos, marcou 6 vezes ao longo do torneio e também fez dois na vitória contra a Suécia por 5 a 2 na final. O jogador também foi o único a ganhar dois mundiais seguidos. Além de 1958, o Rei também venceu em 1962, no Chile.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!