Crise

Google anuncia demissão em massa de funcionários; entenda

Funcionários globais foram notificados da decisão

Além da empresa, nomes como Amazon e Meta também reduziram a força de trabalho
Além da empresa, nomes como Amazon e Meta também reduziram a força de trabalho |  Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
 

A Alphabet, empresa dona do Google, anunciou nesta sexta-feira (20) que vai demitir cerca de 12 mil funcionários. A decisão veio após possíveis ameaças em relação a sua posição no ranking do setor de tecnologia. 

O anúncio foi feito dois dias após a Microsoft, uma das rivais no ramo, também decidir pela demissão de 10 mil funcionários. Além da empresa, nomes como Amazon e Meta também reduziram o número de colaboradores. 

Por anos a Alphabet saiu na frente na desenvoltura de plataformas como o Google e o Youtube, usados por bilhões de usuários. Agora, vem enfrentando dificuldades na área de inteligência artificial generativa, tendo que lidar com concorrentes como a Microsoft.

"O fato de que essas mudanças impactarão a vida dos Googlers pesa muito sobre mim e assumo total responsabilidade pelas decisões que nos trouxeram até aqui", diz o comunicado de Sundar Pichai, CEO da Alphabet. 

As demissões são globais e os funcionários afetados já foram notificados por e-mail. Em alguns países os processos são mais lentos devido às leis e práticas trabalhistas locais. 

< Marcelo Adnet revela abuso sofrido na infância: 'Fui salvo' Luciana Gimenez mostra perna após acidente: 'Estou bem' <