Aviso

Google removerá contas inativas a partir de dezembro

Medida vai valer apenas para contas pessoais

Empresa afirmou que emitirá um e-mail informando sobre a remoção da conta
Empresa afirmou que emitirá um e-mail informando sobre a remoção da conta |  Foto: Divulgação/Pixabay
 

O Google anunciou, nesta terça-feira (16), que irá excluir a partir de dezembro todas as contas inativas por dois anos ou mais, em uma tentativa de amenizar as ameaças à segurança, que podem incluir ações de hackers.

De acordo com a empresa, a exclusão afeta o Gmail, além de outros serviços do Workspace, como o Google Docs, Meet & Calendar, YouTube e Google Fotos. A empresa ainda informou que a nova política se aplicará apenas para contas pessoais, não afetando contas de empresas ou escolas ou que possuem a assinatura do Google One.

Ainda segundo o Google, as contas abandonadas são vulneráveis e “podem ser usadas por agentes mal intencionados para diversas ações, desde roubo de identidade até disseminação de spam”. No ano de 2020, a empresa anunciou que iria remover o conteúdo armazenado em uma conta inativa, mas não iria excluir a própria conta.

Antes da exclusão ser realizada, o Google irá enviar notificações para o endereço de e-mail da conta, quanto para o e-mail de recuperação das contas inativas, caso tenha sido fornecida um. 

Na última semana, o bilionário Elon Musk, atual dono do Twitter, também anunciou que removeria contas inativas por vários anos e as arquivaria, informando que a ação é “importante para liberar contas abandonadas”.

< TSE cassa mandato do deputado Dallagnol em decisão unânime STJD suspende oito jogadores da máfia dos jogos por 30 dias <