Brasil & Mundo

Governo amplia vacinação contra febre amarela para todo o país

A partir de agora, todo o território nacional é considerado área de recomendação para vacinação contra a febre amarela. Alguns estados do Nordeste e parte do Sul e Sudeste não faziam parte da área de recomendação determinada pelo governo.

A ampliação é tentativa de prevenir que a doença faça novas vítimas caso a área de circulação do vírus aumente no próximo ciclo, que ocorrerá no próximo verão. O ministro da Saúde Ricardo Barros lembrou que, nos últimos dois anos, o número de mortes pela doença aumentou e que, por isso, foi pensada uma estratégia para evitar que o problema se repita no próximo ano. “Então, propusemos à Organização Mundial da Saúde e à Opas [Organização Pan-Americana da Saúde] a definição de que todo o território nacional passasse a ser área de vacinação permanente, tivemos a aprovação, e iniciaremos a estratégia para alcançar 90% de cobertura de vacinação contra febre amarela em toda a população brasileira, em todos os estados.”

A meta é vacinar 77,5 milhões de pessoas em todo o país até abril do ano que vem. Desse total, 40,9 milhões de pessoas no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, que estão entre os que tiveram maior número de casos confirmados nos últimos meses. Mais de oito milhões de doses padrão da vacina serão divididas entre a população desses estados.

O Ministério da Saúde ao laboratório que produz a vacina, o Bio-Manguinhos/Fiocruz, um aumento na produção de doses e garantiu que o país tem estoque suficiente para cumprir o planejamento.

< Sistema de segurança do Rio terá R$ 1 Bi em investimento Limpeza no túnel Roberto Silveira <