Brasil & Mundo
Governo estuda ampliar vacina da febre amarela para todo o país
A circulação do vírus da febre amarela em outras regiões do país está levando o Ministério da Saúde a discutir com estados e organismos internacionais a possibilidade de ampliar a vacinação para todo o Brasil. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou a proposta hoje (22), em Brasília, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite.
A sugestão será também discutida com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A estratégia é vacinar toda a população gradualmente, de acordo com as possibilidades dos estados. Segundo ele, se a ampliação for definida, haverá uma programação de vacinação para cada estado.
Alguns estados do Nordeste e áreas do Sul e Sudeste do país não fazem parte das áreas de recomendação de vacina, por não apresentarem circulação do vírus. Agora, o ministério estuda incluir todos os estados do país como Área Com Recomendação de Vacinação, e aguarda o funcionamento de uma nova fábrica que poderá produzir 4 milhões de vacinas ao mês.
De julho de 2017 a fevereiro deste ano, foram confirmados 545 casos de febre amarela no país, com 164 óbitos. Ao todo, foram notificados 1.773 casos suspeitos, sendo que 685 foram descartados e 422 permanecem em investigação.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!