Brasil & Mundo

Governo lança campanha para combater o preconceito

Aproveitando a comemoração pelo Dia da Consciência Negra (20), o governo do estado do Rio lançou a campanha “Não é elogio, é preconceito". Vídeos animados e imagens para serem compartilhadas nas redes sociais mostram o preconceito racial sofrido pelos negros no dia a dia.

Desde agosto, o telefone 2334 9551, do Disque Combate ao Preconceito, recebe denúncias de xenofobia, LGBTfobia, racismo, intolerância religiosa, violência contra idosos e mulheres. São cerca de 100 denúncias de racismo que chegam ao conhecimento das autoridades todos os meses. O Instituto de Segurança Pública aponta que nos últimos nove meses foram 837 vítimas de injúria por preconceito, quando há ofensa à honra.

Para o próximo ano, a meta é lançar um programa que identifica mensagens racistas nas redes sociais. O projeto é da secretaria estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, que já batizou o software pelo nome “Radar do Preconceito”. As manifestações preconceituosas postadas nas redes sociais serão detectadas pelo programa, encaminhadas ao setor responsável e então encaminhadas para as delegacias.

< Policial baleado no sábado será sepultado hoje em São Gonçalo Plantio de mudas para diminuir impacto ambiental <