Internet
Governo promete conectar escolas do Brasil até fim de 2026
Meta é trazer banda larga para localidades sem acesso no país

O governo federal planeja antecipar parte das metas estabelecidas no edital de universalização da telefonia móvel. A previsão, segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, é de que todas as escolas públicas do país estejam conectadas à internet até o fim de 2026. A declaração foi feita nesta terça-feira (2), durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília.
De acordo com o ministro, a ampliação da conectividade nas unidades de ensino é vista como essencial para o desenvolvimento de crianças e jovens.
“Com relação à banda larga nas escolas, 100% das escolas públicas estarão conectadas até o final de 2026, com tecnologia de fibra ótica ou soluções via satélite”, afirmou.
Siqueira Filho também informou que a expansão da internet 5G já ultrapassou 64% de cobertura, superando a meta de 57% prevista pela Anatel para 2027.
“Hoje, mais de duas mil cidades contam com essa nova tecnologia. A ideia é ampliar cada vez mais e atender um número maior de municípios. Primeiro foram os grandes centros e capitais. Agora, estamos chegando às periferias”, disse o ministro.
Para 2025, a previsão é conectar 1,5 mil localidades rurais com tecnologia móvel, ampliando o acesso da população que vive fora dos centros urbanos.
Novo leilão de 700 MHz
O governo também pretende lançar, em janeiro, um novo leilão referente à faixa de 700 MHz. Segundo o ministro, a iniciativa vai aumentar a capilaridade da rede com a entrada de novas empresas no setor.
“O leilão contempla localidades acima de 600 habitantes com tecnologia móvel 5G. Essa é a nossa meta”, finalizou o ministro.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




