Brasil & Mundo

Governo zera Imposto de Importação de cloroquina e azitromicina

Objetivo é facilitar o combate ao coronavírus. Foto: Agência Brasil

O Governo Federal zerou o Imposto de Importação da cloroquina e da azitromicina. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro, através de uma rede social, na manhã desta quinta-feira (26).

Segundo a publicação, o objetivo é facilitar o combate ao coronavírus. Os medicamentos serão para uso exclusivo de hospitais em pacientes em estado crítico.

"Essa redução também se estende a outros produtos e vai fazer toda a diferença em nossa luta", escreveu Bolsonaro.

Os direitos antidumping também foram suspensos temporariamente para importações de seringas descartáveis e tubos para coleta de sangue. Conforme publicado pelo presidente da República, o governo poderá adquirir esses equipamentos essenciais por preços menores e deixá-los acessíveis para a população mais vulnerável.

Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceu que a cloroquina é registrada pela Agência para o tratamento da artrite, lúpus eritematoso, doenças fotossensíveis e malária.

A autarquia ainda esclareceu que, apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19. Portanto, não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus.

< Inflação deve ficar em 2,6% em 2020, segundo Banco Central Coronavírus: Hotéis no Rio estão prontos para abrigar idosos de comunidades <