Tentativa de homicídio
Homem atira no assassino do pai, interrompe júri e é preso; vídeo
Crime ocorreu em novembro; imagens foram divulgadas nesta semana
Imagens das câmeras de segurança capturaram o momento em que um homem atira e fere um réu durante um julgamento no Fórum de São José do Belmonte, no Sertão de Pernambuco. A vítima, que ficou ferida, estava sendo julgada pela acusação de ter matado o pai do atirador.
O ataque ocorreu durante o julgamento em 29 de novembro de 2023, no Fórum Dr. Geraldo Sobreira de Moura. As imagens da ação foram divulgadas na última segunda-feira (1º). Segundo a Polícia Militar, o caso foi registrado como tentativa de homicídio.
No vídeo, é possível observar as seguintes cenas: o atirador está inicialmente sentado ao lado de uma mulher, observando o júri. Em determinado momento, ele se levanta sozinho e se dirige ao réu, disparando tiros em sua direção. A mulher tenta intervir, levantando-se atrás dele e puxando sua camisa na tentativa de evitar o crime.
O réu, ao ouvir os disparos, buscou proteção correndo dentro do próprio espaço onde ocorria o julgamento. As pessoas presentes na sala, incluindo testemunhas, advogados e o juiz, fugiram da sessão que era pública. Além dos tiros, o agressor golpeia o réu na cabeça com a coronha da arma quando consegue se aproximar dele.
O atirador foi preso em flagrante na época e permanece preso até o momento. A polícia apreendeu junto a ele um revólver calibre 38. Por sua vez, o réu, que aguardava o julgamento em liberdade, antes de ser atingido pelo tiro, permanece solto. Após o ataque, ele foi levado para o Hospital de Serra Talhada, sendo o único ferido durante o crime.
A Polícia Civil informou ao site "G1" que o réu foi atingido por seis disparos. "A vítima, o réu Francisco Cleidivaldo Mariano de Moura, está vivo e solto; o júri não foi reagendado e uma nova data ainda não foi designada. O atirador, identificado como Cristiano Alves Terto, está preso. A tentativa de homicídio praticada por Cristiano Alves Terto já está sendo julgada", informou o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em nota.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!