Saúde
Homem positiva para Covid, HIV e varíola dos macacos ao mesmo tempo
Caso aconteceu depois de uma viagem para Espanha
Um italiano, de 36 anos, se tornou o primeiro homem a testar positivo para Covid-19, HIV e varíola dos macacos simultâneamente. O caso foi divulgado pela Universidade de Catania na revista científica "Journal of Infection".
De acordo com a publicação, o paciente ficou cinco dias na Espanha no mês de junho. Ele começou a sentir dor de cabeça, fadiga, febre e dor de garganta. Então, o homem resolveu fazer um teste para Covid-19 e deu positivo.
Depois, uma erupção começou a se desenvolver em seu braço esquerdo e lesões começaram a aparecer. Com medo, o rapaz procurou o hospital. O homem informou que tomou duas doses da vacina contra Covid-19, fez o teste de HIV em 2021 com resultado negativo e acrescentou que teve relações sexuais com outros homens sem proteção na Espanha.
No segundo dia na unidade hospitalar, o paciente testou positivo para varíola dos macacos, enquanto ainda positivava para Covid-19. Além dos exames, os médicos colheram amostras para constatar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o que deu resultado positivo para HIV-1.
No sexto dia internado, os sintomas começaram a desaparecer, mas testes continuavam dando positivo.
No sexto dia na unidade, dia 11 de julho, todos os sintomas haviam passado, mas os testes continuaram positivos para as doenças. O italiano foi, então, liberado para terminar o isolamento em casa e começar o tratamento contra HIV.
"Nosso caso enfatiza que a relação sexual pode ser a forma predominante de transmissão (do vírus monkeypox). Portanto, a triagem completa de ISTs é recomendada após o diagnóstico de varíola dos macacos. De fato, nosso paciente testou positivo para HIV-1 e, dada sua contagem de CD4 preservada, poderíamos supor que a infecção era relativamente recente”, disseram os médicos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!