Possibilidade
Horário de verão vai voltar? Governo diz o que pensa após seca
Ministro de Minas e Energia não descarta a ideia
Em meio à grave seca que atinge o país em setembro, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez declarações sobre a possibilidade de retorno do horário de verão. A informação foi divulgada com exclusividade pelo "Poder360", nesta quarta-feira (11).
Silveira destacou que o Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 94 anos, o que faz com que nenhuma solução seja descartada. Embora o horário de verão tenha sido suspenso desde 2019, o ministro afirmou que a medida poderia ser útil para aliviar o sistema elétrico, especialmente em momentos de pico de demanda.
“Ainda não há uma definição sobre a volta do horário de verão. No entanto, essa possibilidade não está descartada. O horário de verão pode ajudar a diluir a demanda de energia, principalmente no início da noite, quando a geração solar cessa e o consumo aumenta”, explicou.
O ministro observou ainda que a decisão sobre o retorno do horário de verão dependerá de uma combinação de fatores.
A medida, se adotada, poderia ajudar a reduzir a carga de energia térmica necessária durante os picos de demanda, oferecendo benefícios econômicos e ampliando a segurança energética ao distribuir melhor a demanda ao longo do dia.
Silveira também afirmou que, em vez de racionamento, o governo está focado na racionalização das fontes de energia e da estrutura do sistema elétrico para evitar aumentos excessivos na conta de luz. O objetivo é garantir a segurança energética e gerenciar de forma eficiente as oscilações naturais do sistema.
“Queremos racionalizar ao máximo a estrutura do sistema elétrico e nossas fontes. Não tenho a menor dúvida da nossa garantia de segurança energética. O desafio é evitar que a oscilação natural do sistema cause um aumento desnecessário nas tarifas”, concluiu o ministro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!