Determinação

Ibama nega decisão da Justiça de devolver capivara a tiktoker

Órgão diz que o intuito é devolver animal para natureza

Agenor entregou Filó na última quinta
Agenor entregou Filó na última quinta |  Foto: Redes sociais
  

O tiktoker Agenor Tupinambá não terá a capivara Filó devolvida pelo Ibama, conforme uma nota esclareceu no sábado (29). A decisão judicial somente permite que membros da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas acompanhem os trabalhos relacionados ao animal que foi resgatado no Centro de Triagem de Animais Silvestres. O Ibama também negou a afirmação feita pela deputada Joana Darc de que havia vacinas vencidas no local.

"É falsa a informação divulgada neste sábado (29) em redes sociais de que haveria decisão judicial determinando a devolução de uma capivara ao infrator Agenor Tupinambá. O animal havia sido entregue ao Ibama na última quinta-feira (27) e está sob cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Manaus. Agenor foi autuado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles matar espécie da fauna silvestre (preguiça real), praticar abuso (capivara) e manter em cativeiro para obter vantagem financeira (capivara e papagaio)", diz o comunicado. 

"Decisão judicial publicada na tarde deste sábado apenas autoriza que integrantes da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) acompanhem os trabalhos no Cetas relacionados à capivara resgatada. A deputada Joana Darc foi ao local, observou o animal e divulgou informação falsa de que haveria vacinas vencidas. O protocolo clínico veterinário determina que não se imuniza animais silvestres", explica. 

"O objetivo do Ibama após avaliação técnica é devolver a capivara à natureza garantindo o seu bem-estar e o cumprimento da lei. Os Cetas funcionam como unidades para tratamentos e reabilitação de animais vítimas do tráfico ou resgatados. O Cetas-AM é especializado na reabilitação e soltura do sauim de coleira, espécie que só ocorre em Manaus e está ameaçada de extinção. É um trabalho delicado e longo. Movimentação de pessoas no local, como ocorreu neste sábado, pode prejudicar a reabilitação, retardando o processo e causando estresse desnecessário a animais que já passaram por bastante sofrimento", finaliza.

Caso

O influenciador Agenor Tupinambá contou em suas redes sociais sobre a partida da capivara Filó, nesta quinta-feira (27). Após uma jornada tentando manter a amiga mais perto, ele decidiu entregar o animal para Ibama.

Na publicação feita em seu Instagram, há uma ilustração do rapaz com sua amiga e “amada Filomena” no Rio referenciando um de seus vídeos, no qual ele e a capivara estão nadando juntos. No texto, Agenor conta que houve alguns equívocos inconscientes e também revela não ter ganhado dinheiro com a popularidade do vídeo, que já rendeu milhões de visualizações.

De acordo com ele, uma conciliação com o Ibama aconteceu para que Filó fosse introduzida com segurança em um bando de capivaras. 

Ao final do post, o influenciador diz: “Minha gratidão aos meus pais e irmãos, ao suporte jurídico que me foi concedido pela Deputada Joana Darc, aos amigos, seguidores e todos que me acompanharam até aqui. E finalmente a você, Filó. Eu te amo e fui extremamente feliz ao seu lado, e continuarei com você aonde quer que você esteja. Com amor e muita fé de que tudo vai dar certo, Agenor Tupinambá”.

< Império de Niterói define enredo para Carnaval 'Uma pessoa especial', diz marido de mulher baleada na Av. Brasil <