Logo Enfoco


    Brasil & Mundo

    Ícone da TV brasileira – Chacrinha – completaria 100 anos hoje

    Publicado 30/09/2017 às 11:13 | Autor: Redação
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    José Abelardo Barbosa de Medeiros, mais conhecido como Chacrinha, foi uma das figuras mais importantes da história da televisão brasileira. Nascido em 30 de setembro de 1917 na pequena cidade de Surubim, em Pernambuco, Chacrinha ganhou o Brasil com seu carisma e excentricidade.

    Aos 20 anos começou a carreira na Rádio Club de Pernambuco. Dois anos depois, veio morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou em diversas rádios, como a Rádio Clube Niterói, quando lançou o programa de marchinhas de carnaval 'Rei Momo na Chacrinha', em referência à chácara onde a rádio funcionava.

    Em 1956, iniciou a carreira na televisão, passando por várias emissoras de sucesso. Mas foi em 1982 com o programa Cassino do Chacrinha, que o Velho Guerreiro, apelido que ganhou na emissora, se tornou o maior comunicador do país.

    O programa de auditório animava as tardes de sábados dos brasileiros e durante anos foi líder de audiência com muitas atrações musicais e lançamento de inúmeros artistas, que logo fariam enorme sucesso na MPB. Foi nesse programa que surgiu o famoso show de calouros, que contava com um time de jurados como Rogéria e Elke Maravilha. As chacretes, assistentes de palco, recebiam apelidos diferentes e inusitados, como Rita Cadillac, Fernanda Terremoto, Fátima Boa Viagem e Índia Potira. O figurino do apresentador era uma atração à parte - ele se fantasiava e usava adereços como disco de vinil e buzinas, cobertos de lantejoulas.

    Os bordões que Chacrinha inventava logo caíam no gosto popular e até hoje são usados por todo o país. "Alô, alô Terezinha", "Quem não se comunica se trumbica", "Na TV nada se cria, tudo se copia", "Eu vim para confundir e não para explicar", são exemplos dos mais famosos.

    Chacrinha trabalhou até antes de falecer, vítima de um câncer de pulmão, em 30 de junho de 1988, aos 70 anos. Até hoje o apresentador é homenageado. Está em cartaz no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, o espetáculo "Chacrinha, O Musical" que conta a trajetória do artista.

    Teatro Riachuelo - Rua do Passeio, nº 38/40 / centro-RJ

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Carro capota no Túnel Charitas-Cafubá e complica a vida de motoristas

    Próximo artigo
    >

    Festival de Monólogos no Teatro da UFF

    Relacionados em Brasil & Mundo