Doença

Influencer contaminado pela varíola dos macacos revela sintomas

Ele afirma que não teve contato com estrangeiros

Ele acredita que pegou após uma festa eletrônica em São Paulo
Ele acredita que pegou após uma festa eletrônica em São Paulo |  Foto: Via Redes Sociais
 

O influenciador e DJ Douglas Mello, popularmente conhecido como Doug Mello, foi contaminado pela varíola dos macacos. Em entrevista nesta sexta-feira (24) ao portal Em Off, ele deu detalhes de como foi a contaminação, seus sintomas e como está cuidando da doença.

O DJ afirma que não teve contato com estrangeiros, mas acredita que se contaminou durante uma festa eletrônica em São Paulo.

"Eu sou DJ, toco em festas, mas nesta vez eu fui a passeio, estava de férias. Fui para curtir mesmo. Lá eu cumprimentei, abracei, e beijei um monte de gente. Tive bastante contato físico. Quando cheguei em casa, já cheguei com febre. Percebi que alguma coisa não estava legal", contou.

Logo após a manifestação dos sintomas, Douglas foi atrás de um médico dermatologista que, ao verificar erupções pelo corpo do rapaz, desconfiou da doença.

"Eu fiquei em choque. Ele desconfiou porque eu estava como se fosse com três espinhas, uma de baixo da barba, uma no peito e outra na coxa. Na coxa eu achei até que era um pelo encravado. Ele disse que estava muito estranho e que não era um pelo encravado. Na mesma hora, fui levado direto ao Emílio Ribas", explica Mello.

Para detectar o vírus, o influenciador relatou que, no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, eles tiraram um pedaço da pele do rapaz para os exames laboratoriais e o deixou isolado por 48 horas aguardando o resultado. Ele também contou que, no começo, as bolhas se assemelhavam a espinhas e, com o tempo, explodiram e começaram a secar.

O DJ acrescentou que está isolado em casa, realizando consultas médicas online e usando medicações para controlar a febre, que persiste. O colega com quem divide o apartamento precisou se afastar por um tempo.

Doug Mello confirmou o caso nas redes sociais
Doug Mello confirmou o caso nas redes sociais |  Foto: Via Redes Sociais
  

Brasil tem 17 casos da doença

O Brasil registra, no momento, um total de 17 casos confirmados para a varíola dos macacos – monkeypox –, sendo 11 em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e quatro no Rio de Janeiro. Outros dez casos seguem em investigação. Do total de caso, cinco seriam autóctones, o que significa que houve transmissão local da doença. Dois deles no Rio de Janeiro e três em São Paulo.

Nesta sexta-feira (24), a pasta foi notificada de três novos casos da doença no país, sendo dois no estado do Rio de Janeiro e outro no estado de São Paulo, confirmados pelos laboratórios da Fiocruz-RJ e Adolf Lutz em São Paulo.

Os dois casos do Rio de Janeiro já tinham sido confirmados pela prefeitura na noite de quinta-feira (23). 

Em São Paulo, trata-se de um caso importado, com histórico de viagem para a Europa. O paciente é do sexo masculino, 29 anos, residente na capital paulista. Segundo informações do MS, os casos apresentam quadro clínico estável, sem complicações e estão sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde dos estados e municípios.

Com Agência Brasil

< capa do dia 250622 Preso suspeito de matar PM na Zona Oeste do Rio <