Concorrência
Instagram lança nova rede social para rivalizar com o Twitter
Threads foi lançada nesta quarta-feira (5)
O Threads, uma nova rede social lançada pelo Instagram nesta quarta-feira (5), visa competir com o Twitter, que recentemente anunciou um limite temporário para a leitura de posts.
Disponível para dispositivos Android e iPhone (iOS), o Threads aproveitará a base de usuários de seu aplicativo irmão para crescer.
Na nova rede social, os usuários poderão fazer login e encontrar amigos por meio de suas contas no Instagram, que possui mais de 2 bilhões de usuários.
Além disso, aqueles que tiverem ambas as contas conectadas poderão exibir o número de sua inscrição no novo aplicativo em sua biografia do Instagram. Por exemplo, Mark Zuckerberg foi o primeiro a aderir ao Threads.
Funcionamento
Anunciado como um espaço de "atualizações em tempo real e conversas públicas", a nova rede social se assemelha muito a plataformas como Twitter, Bluesky e Mastodon.
Ela permite a publicação de posts com até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos de até 5 minutos. Também é possível curtir, comentar e compartilhar o conteúdo publicado por outras pessoas.
Uma diferença em relação ao Twitter é que o Threads não possui uma seção de trending topics, que exibe os assuntos mais comentados na rede. De acordo com a nova rede social, esse recurso será lançado no futuro.
Os usuários do Threads podem controlar quem pode responder aos seus posts: todos, apenas seguidores ou apenas contas mencionadas. Além disso, o aplicativo possui recursos de segurança, como um filtro que oculta termos específicos nos comentários. Usuários bloqueados no Instagram também serão bloqueados no novo aplicativo.
Inicialmente, estava previsto que o Threads seria lançado apenas na quinta-feira (6), às 11h, porém o Instagram decidiu antecipar seu lançamento para esta quarta(5), às 20h.
Compatibilidade com redes abertas
O Instagram afirmou que sua equipe está trabalhando para tornar o Threads compatível com redes sociais abertas por meio do padrão aberto ActivityPub, utilizado pelo Mastodon. Dessa forma, mesmo aqueles que não possuem o Threads poderão seguir e interagir com pessoas que estão na rede social.
"Nosso plano é trabalhar com o ActivityPub para garantir que as pessoas tenham a opção de parar de usar o Threads e transferir o seu conteúdo para outro serviço", afirmou o Instagram.
O Bluesky, outra plataforma que ganhou popularidade após a limitação de leitura do Twitter, também pode se comunicar com outras plataformas, mas utiliza o padrão AT Protocol.
Lançamento após mudanças no Twitter
No último sábado (1º), Elon Musk, que adquiriu o Twitter por US$ 44 bilhões, anunciou que a rede social teria um limite temporário para a leitura de posts. Com essa alteração, usuários não verificados podem ler no máximo 1.000 tweets por dia.
Para ter o direito de ler até 10.000 posts diariamente, o maior limite estabelecido pela empresa, é necessário possuir contas verificadas por sua relevância ou assinar o Twitter Blue, a versão paga da rede social que custa R$ 42 por mês.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!