Resiliência

Jovem moradora de rua passa em 1ª lugar para universidade pública

Vanusa Santos, de 21 anos, sonha em ser professora

Estudante é nascida e criada em Ponta Grossa, no Paraná
Estudante é nascida e criada em Ponta Grossa, no Paraná |  Foto: Reprodução

Em meio às adversidades da vida nas ruas, Vanusa Jaqueline Gonçalves dos Santos, uma jovem de 21 anos, conquistou um feito extraordinário ao passar em 1º lugar no Vestibular EaD para o curso de Letras na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A trajetória da estudante é marcada por diversos desafios, mas a sua determinação e força de vontade a conduziram a uma nova fase de oportunidades.

Nascida e criada em Ponta Grossa, no Paraná, Vanusa perdeu a mãe quando ainda era uma criança e, aos 18 anos, enfrentou a dolorosa perda de seu pai para o câncer. Essas tragédias familiares deixaram-na sem um lar, e a jovem encontrou-se em uma realidade difícil, vivendo em albergues e centros de assistência para pessoas em situação de rua.

No entanto, Vanusa recusou-se a deixar que as circunstâncias definissem seu destino. Seu desejo de se tornar professora era seu motor propulsor e, mesmo sem um ambiente convencional de estudos, ela transformou a Estação Rodoviária da cidade em sua sala de aula improvisada após sair do colégio.

Antes de receber auxílio do governo, a jovem sustentava-se vendendo paçoquinhas em cruzamentos e ruas de Ponta Grossa. Atualmente, ela continua com suas vendas, mas agora, com um novo horizonte se abrindo, graças à aprovação na universidade.

"Eu tenho uma mãe de consideração que foi, entre todas as pessoas, aquela que mais me incentivou. Ela me dizia que eu seria alguém na vida, e por muitas vezes, eu pensei em desistir da minha vida, mas eu continuei por conta de tudo que ela falou", compartilhou Vanusa em entrevista ao jornal local do munícipio, enfatizando a importância do apoio emocional que recebeu.

Com a aprovação na universidade, a estudante almeja ir além e continuar lutando por seus sonhos.

"Eu não desisti do meu sonho de ser professora, e agora eu vou continuar lutando pelos meus outros sonhos para não morar mais na rua. Eu quero ser uma excelente professora, ser inspiração para os meus alunos e prestar futuramente o vestibular para Direito para ser promotora de justiça", conclui a determinada jovem.

< Após polêmica com Mussi, Eliezer conta que o pai está com tumor Niterói tem mais shows de Natal neste sábado; confira as atrações <