Brasil & Mundo

Justiça concede liberdade ao ex-presidente Lula

Advogados prestam esclarecimentos na Superintendência da PF em Curitiba. Foto: PT/Divulgação

O pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aceito pela Justiça nesta sexta-feira (8). O pedido foi deferido pelo juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, no Paraná.

Após decisão do Supremo Tribunal de Federal (STF) contra a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância, os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva haviam solicitado a soltura de Lula à Justiça Federal, em Curitiba. 

Ele está preso desde abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após condenação por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

Horas antes da decisão do STF, o ex-presidente havia declarado que era inconstitucional a prisão após segunda instância. Além disso ele afirmou que sairá mais à esquerda de quando foi preso. Quem transmitiu a mensagem foi o presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) Gleisi Hoffmann, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto e coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues.

O então juiz Sérgio Moro condenou Lula por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá em julho de 2017. No ano seguinte o Tribunal Regional Federal da 4º Região confirmou a decisão. Em abril de 2019 o Supremo Tribunal Federal também acompanhou a decisão de Moro.

Lula está preso desde abril de 2018 em uma cela especial na sede da Polícia Federal em Curitiba.

Em atualização...

Logo Enfoco

Plantão Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Dois presos em operação no Engenho Pequeno em SG Seis novas tendências de trabalho <