Final feliz

Justiça solicita e capivara Filó é devolvida para influenciador

Momento foi registrado por deputada em live no Instagram

Capivara Filó é devolvida ao influenciador Agenor Tupinambá
Capivara Filó é devolvida ao influenciador Agenor Tupinambá |  Foto: Reprodução/Instagram
  

Após muita polêmica, denúncias e protestos, a capivara Filó está de volta ao seu habitat natural e já foi flagrada nos braços do seu dono, Agenor Tupinambá. No último sábado (29), a Justiça determinou que o animal, que havia sido entregue ao Ibama, volte a morar com o influenciador. O momento foi registrado pela deputada estadual Joana Darc, em live no Instagram.

A decisão foi tomada pelo juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, que alegou que Filó poderia voltar para seu lar desde que ela fosse transportada em meios seguros e que tenha acompanhamento de um veterinário e/ou biólogo.

Leia +: 'Pai' de capivara viral no TikTok é multado pelo Ibama

Leia +: Influenciador entrega Capivara Filó para o Ibama

O influenciador ficará responsável por informar regularmente o juízo sobre a saúde do animal e garantir o livre acesso dos órgãos ambientais para fiscalizar a capivara.

Neste domingo (30), ocorreu uma manifestação em frente à sede do Ibama em Manaus, onde os manifestantes exigiram a libertação imediata do animal que estava sob custódia do órgão ambiental.

A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) e sua equipe invadiram a área onde a capivara estava detida e descobriram que ela estava presa em uma jaula. A política tentou abrir a porta com a chave que encontrou, mas foi impedida pela polícia. Mas depois de muita insistência e luta, Filó foi resgatada.

“A Filó já está com a gente, já está no carro. Vamos levar ela imediatamente pro avião. Infelizmente, a gente teve a dificuldade, mas conseguiu resolver depois de 4 horas, o que é uma vergonha. A sentença era de cumprimento imediato, mas isso não foi feito”, exclamou a deputada.

Após muita pressão o Ibama informou em nota que a capivara vai ficar com Agenor até sua soltura em uma unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Joana Darc 🐞 (@joanadarcam)

Relembre o caso

Em fevereiro deste ano, a capivara Filó, criada pelo influenciador Agenor Tupinambá, ganhou destaque na mídia após o fazendeiro viralizar nas redes sociais mostrando sua rotina com ela e outros animais silvestres.

Porém, dois meses depois, Tupinambá foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil e denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Na ocasião, ele foi denunciado pelo órgão por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. O influenciador também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis nas plataformas digitais.

Após a multa, o tiktoker recebeu apoio de seguidore e até políticos, incluindo a deputada Joana Darc, que mobilizou as redes sociais sobre o assunto. Em resposta à repercussão do caso, o Ibama afirmou na quarta-feira (19) que "animal silvestre não é pet".

< Briga entre torcidas deixa homem baleado na RJ-104, em São Gonçalo Namorada de Neymar, Bruna Biancardi mostra barriguinha <