Decisão

'Pai' de capivara viral no TikTok é multado pelo Ibama

Fazendeiro terá sete dias para entregar animal às autoridades

O prazo para que o fazendeiro apresente sua defesa é de 20 dias
O prazo para que o fazendeiro apresente sua defesa é de 20 dias |  Foto: Reprodução
 

O tiktoker Agenor Tupinambá, de 23 anos, que viralizou após publicar sua rotina ao lado de 'Filó', uma capivara, informou que foi multado em mais de R$ 17 mil, nesta terça-feira (18), pelo Ibama. O fazendeiro é alvo de denúncias de abuso, maus-tratos e exploração animal. 

Além disso, Agenor também vai precisar retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis em plataformas digitais. Ele tem sete dias para entregar Filó e o papagaio Rosa às autoridades. 

"Eu cresci no meio do mato e lá nasceu a minha paixão pelos animais. Eu só saio de lá para estudar agronomia na capital, curso que escolhi para poder servi-los ainda mais. De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus-tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida", publicou. 

O rapaz mora em uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas. Ele tinha o hábito de publicar vídeos cuidando dos animais e entre os que mais se destacavam pelo companheirismo era a capivara. 

Agenor já retirou todas as publicações com os animais das redes. Ele está sendo acompanhado juridicamente pela deputada estadual Joana Darc (União). O prazo para que o fazendeiro apresente sua defesa é de 20 dias. 

< Buscando primeira vitória na Libertadores, Mengão encara o Ñublense Homem que estuprou a própria neta de 12 anos é preso no Rio <